O Google acrescentou recentemente uma função ao aplicativo do Google Drive para iOS voltada especificamente para convencer os usuários de iPhone a migrar para o Android. Com a atualização, os aparelhos iOS conseguirão fazer o backup não apenas de seus documentos, mas também de seus contatos, calendário e imagens da câmera noGoogle Drive.
Essa mudança tem o objetivo de facilitar a vida dos usuários da Apple que queiram migrar para o Android. Caso façam o backup desses dados, os ex-donos de iPhone poderão ter acesso a tudo assim que cadastrarem sua conta do Google no novo dispositivo. O aparelho então se conectará a uma rede sem fio e realizará o download dessas informações.
Por isso, é recomendável fazer o backup com o celular conectado na tomada e a uma internet via Wi-Fi. Mesmo nos piores casos, no entanto, o processo deve se resolver ao longo de uma noite. Como a memória é um problema sério para boa parte dos iPhones, contudo, o mais provável é que leve menos tempo. De acordo com o The Verge, a atualização deve chegar a todos os iPhones em pouco tempo.
Mudando de lado
Não se trata da primeira vez que o Google cria um recurso específico para “roubar” usuários do iOS para o seu sistema operacional. O Pixel, por exemplo, o smartphone do Google, vem com um cabo USB-C – Thunderbolt que conecta o celular a iPhones. O cabo permite que dados sejam transferidos diretamente do iPhone para o celular do Google, facilitando a migração entre os sistemas operacionais.
A Apple, por sua vez, também já criou funções para trazer usuários do Android para o seu sistema operacional. No ano passado, a empresa lançou um aplicativo chamado “Move to iOS” que tinha como única finalidade ajudar os usuários de dispositivos Android a migrar para o outro sistema.
De qualquer maneira, a facilidade de se migrar entre sistemas operacionais é importante. Atualmente, nossos smartphones armazenam imensas quantidades de informações cruciais, e ficar sem acesso a elas por um dia que seja pode ser bastante angustiante.