Tango, o novo aplicativo lançado pelo Google, é exatamente o oposto de democrático. Feito para quem quiser desenvolver aplicações de realidade aumentada, o app roda apenas com um modelo de smartphone, e que sequer foi lançado ainda.
O único aparelho compatível com o Tango é o Phab 2 Pro, um gigante anunciado pela Lenovo em junho deste ano. O dispositivo tem uma tela de 6,4 polegadas e três câmeras traseiras: uma de 16MP para fotos, uma de profundidade e uma de captura de movimento.
Por que lançar na Google Play um aplicativo incompatível com quase todos os smartphones Android? O Google provavelmente espera contar com a ajuda de desenvolvedores independentes para refinar o Tango antes que o Phab 2 Pro chegue às lojas, e disponibilizá-lo para download gratuito pode ser uma boa estratégia nesse sentido.
Além disso, o Phab 2 Pro será o primeiro, mas não o único dispositivo com o Tango a ser lançado nos próximos meses ou anos. O projeto de “democratização” da realidade aumentada impulsionado pelo Google pretende alcançar novos adeptos com a evolução dessa tecnologia.