Em tempos de crise, os consumidores ganharam novos aliados que auxiliam a poupar durante as compras: os aplicativos para smartphones permitem fazer comparações de preços de produtos vendidos nos supermercados. O “Pesquisa pra Mim”, por exemplo, faz uma atualização diária sobre as mercadorias à venda em estabelecimentos de alguns bairros cariocas, e já promete uma expansão. O sistema é simples: o usuário digita os produtos de sua lista de compras e consegue saber, de imediato, onde cada um é mais barato. Tudo perto de onde está.
— Nós batemos perna para os consumidores e fazemos o trabalho difícil. Coletamos os preços diariamente para informar as melhores opções — disse Antonio Luís Abreu, idealizador da ferramenta.
Lançado em março, o aplicativo compara cerca de dois mil produtos em supermercados da Zona Oeste do Rio de Janeiro e já atinge cerca de 400 mil pessoas, segundo seu criador. A expansão do serviço deverá abranger os bairros de São Conrado, Jacarepaguá e Tijuca.
— O objetivo é levar os melhores preços a cerca de 1,3 milhão de consumidores — disse.
— A proposta é manter um ciclo de atualizações com notificações de promoções em supermercados próximos — adiantou Antonio Luís Abreu.
A advogada Fernanda Nercessian, de 29 anos, diz que não sai para ir às compras sem ver as atualizações no aplicativo:
— É uma facilidade que chegou para trazer economia nestes tempos de crise. Com a vantagem de ver promoções em mercados diferentes, conseguimos descontos significativos ao longo do mês.
Promoções no celular
Há também outras ferramentas para a busca de ofertas, como os aplicativos “Aonde Convém”, “Boa Lista” e “Facilista”. O primeiro reúne encartes tanto de supermercados, quanto de redes de varejo e farmácias, o que ajuda os consumidores a descobrirem onde estão as melhores promoções. Os folhetos são divididos por localização ou setor.
O “Boa Lista” possibilita a criação de listas de compras e permite verificar os valores dos produtos nos estabelecimentos que ficam próximos dos usuários. No “Facilista”, as versões para smartphones têm um leitor de códigos de barras que permite aos usuários comparar o preço de um determinado produto visto no supermercado com aqueles divulgados no site. Todas as ferramentas têm versões para os sistemas Android e iOS. Os aplicativos podem ser baixados de graça, na Play Store e Apple Store.