A Motorola anunciou recentemente que está trabalhando no Projeto Ara, uma plataforma aberta e gratuita que permite a criação de smartphones modulares. O paradigma é inédito na indústria de celulares, mas extremamente utilizado no mercado de PCs. Com esse tipo de hardware, os usuários poderão comprar partes avulsas do celular e montar o aparelho da forma que bem entenderem.
O design da plataforma consiste em um esqueleto base e módulos avulsos, que serão “plugados” nessa base. Com o novo paradigma, cada pessoa poderá montar um smartphone preparado para suprir suas necessidades específicas. Por exemplo, alguém que goste de tirar fotos poderia comprar uma câmera de melhor qualidade, ou, ainda, quem depende muito do aparelho pode preferir investir em uma bateria de maior duração. A empresa garantiu também que diversos módulos poderão ser desenvolvidos e acoplados ao celular, como processadores, uma nova tela, sensores ou até mesmo itens inimagináveis, possíveis justamente pela característica aberta da plataforma.
A Motorola tem trabalhado no Projeto Ara há cerca de um ano, e disse ter conseguido profundas evoluções tecnológicas que possibilitariam esse novo paradigma. No anúncio, a empresa informou que o projeto tem contado com a ajuda de Dave Hakkens, criador do Phoneblocks, um celular modular anunciado em Setembro, e toda a comunidade ao redor do seu aparelho.
A gigante dos smartphones disse que alguns desenvolvedores serão convidados para criar os primeiros módulos para a nova plataforma, tendo auxílio de um kit de desenvolvimento que será lançado em breve. Mais informações deverão ser anunciadas nos próximos meses.
Fonte: Globo.com