Sony Xperia Z Ultra
Foi-se o tempo em que uma tela de 5 polegadas era considerada grande. Hoje em dia, mesmo smartphones intermediários possuem telas com tamanhos que se aproximam desse, e muitos tops de linha deixam as 5 polegadas bem para trás.
Por um lado, as telas grandes podem ser um pouco incômodas: às vezes é difícil utilizá-las com uma mão só, e eles podem ser surpreendentemente pesados no bolso. Por outro, eles quase tão bons quanto tablets na hora de assistir vídeos, filmes e seriados
Separamos, abaixo, nove dispositivos vendidos no mercado brasileiro com as maiores telas, para os amantes de smartphones que enchem as mãos. Confira:
O Xperia Z Ultra, da Sony, é para usuários com bolsos e bolsas grandes. Com 6,4 polegadas, o Sony Xperia Z Ultra é o smartphone com a maior tela vendido no Brasil, e um dos maiores do mundo. Aparelhos menores que ele costumam ser de 6 polegadas – o que já é bem grande – o que faz com que ele seja o maior por uma margem considerável.
As configurações internas do Xperia Z Ultra fazem jus ao tamanho de sua tela. Ele possui, além da tela de 6,4 polegadas Full HD, um processador Snapdragon 800 quad-core de 2,2GHz, 2GB de RAM, 16GB de memória interna (expansível via cartão microSD de até 64Gb), câmera traseira de 8MP e câmera frontal de 2MP.
O Zenfone 6 logo será sucedido pelo Zenfone 2, mas, em termos de tamanho de tela, ele, com 6 polegadas, continuará sendo o maior da Asus – além de um dos smartphones com tela grande mais acessíveis do mercado.
Apesar da resolução 1280×720 não mostrar todo o potencial das seis polegadas da tela, as outras especificações técnicas do Zenfone 6 são bastante competentes. Ele tem um processador Intel Atom Z2580 dual-core de 2GHz, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento (com slot para cartão de até 64GB), câmera traseira de 13MP e câmera frontal de 2MP.
Samsung Galaxy Note 5 / S6 Edge+
Os aparelhos da linha Note, da Samsung, foram os precursores dos phablets, e o recém-anunciado Note 5, que será lançado em breve, promete manter a tradição com sua tela de 5,7 polegadas. A surpresa maior, portanto, é o S6 Edge+, que além das configurações potentes e tela grande também possui as bordas curvas. Vai ser interessante perceber como os usuários se sentem usando um dispositivo tão grande com um design tão diferente.
Os dois usam um System-on-Chip Exynos 7420 octa-core, 4GB de RAM, até 128Gb de armazenamento (abandonando, infelizmente, o slot para cartão microSD das versões anteriores da Samsung), câmera traseira de 16MP e câmera frontal de 8MP.
As duas novidades da Motorola desse ano oferecem telas maiores que as 5,2 polegadas do Moto X do ano passado. Em termos de tamanho de tela, porém, o verdadeiro destaque é o Moto X Style, que tem 5,7 polegadas de display. Talvez essa seja a forma que a Motorola tenha aproveitado a experiência de desenvolver o Google Nexus 6 (que tinha uma tela de 6 polegadas e só não entrou aqui porque não é vendido no Brasil).
De qualquer maneira, com processador Snapdragon 808 hexa-core de 1,8 GHz, 3GB de RAM, até 64GB de memória (sem contar o cartão microSD) e câmeras de 21MP (traseira) e 5MP (frontal), ele promete ser uma opção interessante para os amantes de telas grandes no futuro.
O primeiro phablet lançado pela Nokia, o Lumia 1520 foi, por muito tempo, o maior Windows Phone que alguém podia ter – e continua entre os maiores. Ainda em relação ao seu pioneirismo, ele foi também o primeiro aparelho Windows Phone a ter resolução Full HD quando foi lançado em 2013.
Além de sua tela de 6 polegadas com resolução Full HD, ele também tem outras características bastante respeitáveis, como uma câmera traseira de 20MP (e frontal de 1,2MP), um processador quad-core de 2,2 GHz, 2GB de RAM e 32GB de memória (com slott para cartão microSD).
Outro Windows Phone com tela grande, o Lumia 640XL (lançado pela Microsoft) possui tem 5,7 polegadas de display. Sua resolução ainda é 1280×720, mas apesar disso, ele é um aparelho bem considerável para sua faixa de preço – e seu tamanho de tela.
O Lumia 640XL tem um processador Snapdragon 400 quad-core de 1,2GHz, 1GB de RAM, 8GB de armazenamento (com espaço para expansão via cartão microSD de até 128GB), cãmera traseira de 13MP com lente Carl Zeiss e câmera frontal de 5MP.
A tela do iPhone 6 Plus pode ter apenas 5,5 polegadas, mas o espaço reservado para os sensores, câmeras e o botão Home fazem dele um telefone bem grande – e o maior dos da Apple. Comparado aos outros iPhones, ele também é gigante – provavelmente, ele foi a tentativa da empresa da maçã de encontrar seu espaço no mundo dos smartphones com telonas.
Espera-se que em breve a Apple anuncie seu sucessor. Por enquanto, porém, ele é o top de linha da Apple, com processador A8 dual-core 1,4GHz, 1GB de RAM, até 128GB de armazenamento, câmera traseira de 8MP e frontal de 1,MP e resolução Full HD em sua tela.
O fato de a tela ser curva pode fazer parecer que o LG G Flex seja um pouco menor que os outros da lista. Mas, com 6 polegadas, sua tela curva é bastante respeitável. A resolução da tela de 1280×720, no entanto, deixa um pouco a desejar. Seu sucessor, o G Flex 2, só não entrou nessa lista porque a LG optou por reduzir um pouco o tamanho da tela para 5,5 polegadas.
Mesmo tendo sido lançado há alguns anos, o dispositivo continua bastante potente, com um processador quad-core de 2,3GHz, 2GB de RAM, 32GB de memória (sem slot para cartão infelizmente) e câmeras de 13MP (traseira) e 2.1MP (frontal).
A Sony gosta de smartphones com telas grandes, e para quem acha que 6,4 polegadas é um pouco demais, o T2 Ultra tem uma tela um pouquinho menor, de “apenas” 6 polegadas. Além disso, ele é bastante fino com, menos de 8mm de espessura e, com exceção da resolução 1280×720 da tela, seu hardware ainda está bastante em dia.
O T2 Ultra tem um processador quad-core de 1,4GHz da Qualcomm, 1 GB de RAM, 8GB de armazenamento local (com espaço para cartão microSD de até 32GB), câmera traseira de 13MP e câmera frontal de 1.1MP.