O Google deve incluir, em breve, um botão de compra nos resultados de busca. A ideia é facilitar a vida de quem faz compras pelo celular. O novo recurso aparecerá nos resultados das pesquisas feitas em dispositivos móveis (smartphones e tablets), já que neles a empresa tem um faturamento menor com anúncios.
Segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, a motivação para essa mudança foi o incômodo no processo de ver um anúncio num smartphone, ir até a página da loja, fazer login, inserir dados do cartão de crédito e endereço para, então, realizar a compra.
Num primeiro momento, este novo botão será adicionado nos links patrocinados, ou seja, aqueles que aparecem antes dos resultados orgânicos das buscas. Ao clicar no botão o usuário será redirecionado para um ambiente de compra hospedado no próprio Google, onde será possível escolher os produtos, cores, tamanhos e quantidade. A entrega, entretanto, vai continuar sendo feita pelas próprias revendedoras e lojas.
Outro fator importante do novo recurso é que os dados de cartão de crédito, bem como endereço de cobrança e endereço de e-mail serão armazenados. Isso agilizará futuras compras na plataforma. As lojas, porém, terão acesso apenas ao seu endereço de e-mail e a algumas outras informações menos sensíveis. Ainda assim, isso pode ser um tiro no pé, já que muitos usuários ainda se sentem inseguros ao fazer compras pelo celular.
O The Wall Street Journal destaca ainda que essa nova função seria uma resposta aos apps da Amazon, eBay e outros, que oferecem maior facilidade na hora da compra de produtos pelo smartphone.