Google disponibiliza no Brasil seu sistema de previsão de alagamentos

Google anuncia Flood Hub no Brasil (Imagem: Reprodução)
Google anuncia Flood Hub no Brasil (Imagem: Reprodução)

O Google divulgou recentemente que o sistema de previsão de alagamentos está disponível no Brasil. A ferramenta observa a bacia de diversos rios no país, monitora a elevação da água e permite que usuários informem a “altura da enchente” na sua região. O recurso também estima quanto que o nível de água pode variar nas horas seguintes.

Além do Brasil, o Google divulgou que a ferramenta foi disponibilizada em mais 17 países. O Flood Hub, nome do serviço, foi lançado em 2021 para a Índia e Bangladesh. Agora também está disponível para África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Colômbia, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Libéria, Malawi, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão do Sul e Sri Lanka.

Mapa do Google monitora bacias de rios brasileiros

O Flood Hub possui marcações de pontos de interesse em alguns rios brasileiros. Usando Santa Catarina como exemplo, o rio Canoas e o rio Uruguai estão, em alguns trechos, com um marcador nos pontos em que eles banham cidades. Esse marcador muda a sua coloração com base no nível do rio, sendo que amarelo indica um risco e vermelho uma área de perigo.

Testando a funcionalidade, não foi possível ver o nível de alguns rios brasileiros. Na Nigéria, em um rio com marcação vermelha, o Flood Hub abriu um cartão mostrando o nível das águas em um gráfico. No topo, um texto indicava que a previsão é de continuar subindo.

Ao conseguir monitorar em tempo real e entregar a previsão do nível das águas, a ferramenta pode auxiliar governos a preparar serviços de emergências. Além, é claro, de informar a população a escapar da área. Não foi possível descobrir se a ferramenta é capaz de prever uma elevação rápida do nível do rio, uma situação que pega as autoridades e a população desprevenidas.

A funcionalidade está disponível para celulares Android e iOS com o Google Search instalado. No vídeo em que ensina os usuários a utilizar a ferramenta, podemos ver que há também uma função de informar como está o nível da água na região do usuário. 

O método adotado pelo Google para que o usuário informe o nível da água é bem prático e de fácil compreensão. Auxiliada por uma arte de um corpo humano, a pessoa afetada pela enchente arrastará um botão para indicar até que parte do corpo a água está chegando. 

Fonte: Tecnoblog

LEIA TAMBÉM:

Projeto de universidade com empresas de tecnologia testa sistema de reconhecimento de voz para pessoas com deficiência

Outubro Rosa: aplicativos auxiliam no enfrentamento ao câncer de mama

Aplicativo permite rastrear Alzheimer e TDAH através de fotografia dos olhos

Novembro Azul: a tecnologia como aliada no combate ao câncer de próstata

Médica brasileira cria aplicativo para ajudar na comunicação entre médicos de UTI

Aplicativo faz diagnóstico de anemia através de selfie das unhas

Jovem desenvolve mapa com visualização espacial e pesquisa por CEP dos casos de Covid-19 no Rio

Gigantes da tecnologia agora desejam você mais distante do celular. Entenda

Aplicativo da USP diagnostica Covid-19 a partir de radiografia do pulmão

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.