Entenda como trabalhar a meritocracia na sua empresa

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Para que uma companhia possa prosperar da melhor forma possível, é importante ter atenção a uma série de tópicos, tal como a relação com os seus clientes e também com o seu público interno, estabelecendo termos ligados a essa atenção, como a meritocracia.

Um método estratégico de se trabalhar a associação dos funcionários com o seu ambiente de trabalho, garantindo com que eles possam se empenhar da melhor forma possível, levando tal companhia a alcançar melhores resultados dentro da sua área comercial.

Mas tal associação não pode ser somente exigida, ela precisa ser trabalhada através das ações específicas que provem o valor que uma empresa tem pelos seus funcionários. Profissionais esses que são responsáveis pelo apreço que uma marca pode conquistar.

Pois é justamente o atendimento oferecido por quem trabalha com o serviço de assessoria contábil para empresas que pode fazer com que tal cliente continue a contratar esse ofício, sendo possível até mesmo que esse indivíduo recomende tais serviços no mercado.

Diante disso, para que uma companhia consiga estabelecer uma boa relação com o seu público consumidor, antes ela precisa fomentar uma associação positiva com os seus funcionários, de forma que eles possam destacar-se dentro de suas atividades.

Um cenário positivo para os mais diversos tipos de mercado, o que faz com que certas estratégias de marketing sejam recomendadas para os mais variados setores ao lidarem com responsabilidades e expectativas similares no que se trata da sua audiência.

Tal como o fornecimento de ferramentas adequadas para quem trabalha com a administração de condomínio comercial possa exercer a sua função da melhor maneira possível, como por meio de sistemas digitais nos quais os dados podem ser armazenados.

Junto a isso é preciso também reconhecer o destaque que um profissional em particular pode alcançar dentro da sua equipe, apresentando a ele benefícios capazes de inspirar todos os outros que também participem das mesmas atividades.

Estimulando eles a se esforçarem, com o intuito de receber o mesmo reconhecimento dado a esse colaborador em particular, sendo essa situação uma entre diversas que costumam estar associados ao processo de meritocracia dentro das empresas.

Ao que se refere a meritocracia?

O termo meritocracia pode ser definido como um poder baseado no mérito, no qual um indivíduo passa a receber algum tipo de reconhecimento ou qualquer tipo de índice positivo a partir das suas ações, recebendo tal recompensa pelo seu esforço apresentado.

Um sistema que se mostra popular dentro do meio infantil, quando uma criança recebe uma estrela ou qualquer símbolo positivo ali estabelecido após concluir algum tipo de atividade, desde o seu dever de casa, até mesmo um reconhecimento pelo seu comportamento.

Um prêmio dedicado somente aos alunos que demonstrem empenho e sucesso em suas atividades, podendo servir até mesmo como um estímulo para que as outras crianças na sala também se dediquem a comportar-se direito, para cada um receber suas estrelinhas.

Um mesmo tipo de sistema que pode ser aplicado dentro do setor profissional, como em um escritório de consultoria para licenciamento ambiental, porém de forma mais complexa, criando-se um programa especializado para identificar o desempenho de cada profissional.

A partir desse esforço apresentado é possível estabelecer algum sistema de recompensas, que permita com que tal funcionário se sinta ainda mais empenhado dentro de suas atividades, agindo também como um exemplo a ser seguido pelos seus colegas presentes.

Esse conceito recebe algumas críticas, principalmente quando estabelecido como uma régua social, já que se trata de um sistema no qual a apresentação de certos resultados pode estar associada às condições financeiras e ferramentas associadas a um indivíduo.

Por outro lado, dentro do ambiente profissional a situação pode ser um pouco diferente, contanto que uma companhia esteja empenhada em oferecer os mesmos instrumentos de trabalho para todos os seus profissionais, de ferramentas físicas a ajuda emocional.

A parte desse cenário uniforme, com o setor fabril contando até mesmo com uma associação com uma fábrica de uniformes em brim, para garantir essa situação igualitária a todos os funcionários contratados, a meritocracia pode funcionar melhor.

Pois em um ambiente onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades, as chances de alguém se destacar somente pelas suas habilidades se tornam maiores, fazendo assim com que um indivíduo possa ser reconhecido unicamente pelo seu empenho em seu ofício.

A meritocracia dentro do setor profissional

Ao contar com o mesmo tipo de ferramenta e estratégia, tal como o uso de um programa fornecido pela equipe de desenvolvimento de software automação comercial, os destaques a alguém desse time estará associado somente ao seu desempenho.

Um sistema então que pode ser positivo dentro da indústria, contanto que seja um conceito trabalhado de forma adequada, por meio de um cenário que seja saudável aos seus funcionários, sem nenhum tipo de estímulo a uma competição negativa, por exemplo.

Até porque a ideia por trás da meritocracia é garantir com que a partir do desempenho de um, outros possam se inspirar a alcançar resultados similares. Em um cenário no qual um profissional pode prejudicar seu colega, tal sistema passa a apresentar pontos indesejáveis.

Diante disso, a promoção entre os seus colaboradores com base no desempenho individual de cada um deve ser estudada como uma maneira de impulsionar o crescimento de uma companhia, assim como a qualificação profissional de todos os funcionários contratados.

Sejam profissionais diretamente contratados ou adquiridos via uma empresa de funcionários terceirizados, o importante é garantir que o sistema de meritocracia traga somente resultados positivos para o seu negócio.

Algo a ser conquistado através da aplicação de algumas táticas em particular.

5 formas de aplicar a meritocracia em seu negócio

Para que tal sistema apresente boas consequências para uma empresa, é importante que uma companhia não só adote um sistema de meritocracia, mas saiba também como estimular esse tipo de comportamento dentro do seu negócio.

Algo que pode ser estabelecido a partir de uma série de práticas, existindo cinco em específico, sendo elas:

  1. Definição clara de critérios

Ao participar de uma competição, é importante que todas as suas regras sejam previamente estabelecidas de forma clara, garantindo assim que as mesmas condições estejam presentes para todos os participantes, algo que é válido em uma meritocracia profissional.

Nesse caso é importante estabelecer critérios únicos, como o reconhecimento em cima de um número de vendas alcançado pelos funcionários de uma empresa de aluguel de empilhadeira, para que todos tenham chance de se destacar em suas funções.

  1. Estabelecimento de metas reais

Para que certos critérios possam ser acompanhados, é preciso trabalhar também com o estabelecimento de metas reais, sendo até mesmo prejudicial para um negócio estimular uma competição exaustiva para se alcançar um número irreal de vendas, por exemplo.

Ao definir objetivos claros para cada profissional, torna-se mais fácil para esse funcionário se esforçar para alcançar suas metas, levando em conta as recompensas que poderão ser recebidas em relação com o seu desempenho dentro de uma companhia.

  1. Benefícios a serem conquistados

Ao mesmo tempo que uma companhia pode exigir resultados positivos e crescentes dentro de sua equipe, é importante que em contrapartida ela apresente benefícios e vantagens profissionais que tornem possível essa competição saudável por soluções otimizadas.

Entre os benefícios que uma companhia pode oferecer, alguns destacam-se, como:

  • Viagens;
  • Bônus financeiro;
  • Feedbacks positivos;
  • Aumento salarial;
  • Subida de cargo.

Tópicos que podem fazer com que um profissional possa se dedicar às suas atividades, almejando o alcance a alguns dos benefícios citados nessa lista, além de muitos outros aos quais uma companhia pode pensar em oferecer.

  1. Medição de resultados

Após estabelecer suas metas, assim como o prêmio para o cumprimento de cada ação, é importante analisar de forma constante os resultados alcançados dentro de uma companhia para, com base nisso, reconhecer quem se destacou dentro de um período.

Uma análise que deve ser feita de forma constante, assim como bem aprofundada, para que não exista nenhum caso de injustiça nesse sentido, deixando de dar valor para os funcionários que merecem tal reconhecimento.

  1. Estímulo à coletividade

Conforme já citado, é preciso ter cuidado para que um programa de meritocracia não acabe por estimular uma competição negativa dentro de um negócio. Com base nisso, a busca por resultados coletivos pode ser uma maneira de estimular um empenho de todos presentes.

Fazendo assim com que a equipe de um escritório de consultoria tributária possa de forma conjunta alcançar resultados almejados, fazendo assim com que todo um departamento possa receber algum tipo de bônus financeiro, por exemplo.

Isso em um cenário no qual o desempenho coletivo acaba por se tornar em algo a ser trabalhado não só pela companhia contratante, mas também pelos próprios funcionários entre si, ajudando uns aos outros a chegarem a esses resultados positivos.

No geral, essas são as cinco práticas que podem garantir a aplicação de um bom sistema de meritocracia, que leve uma companhia, assim como seus colaboradores, a alcançarem a melhor situação possível.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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