Fundador da Huawei revela que empresa irá focar em softwares

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/56/2019/10/16/17jun2019---o-fundador-e-ceo-da-huawei-ren-zhengfei-na-sede-da-companhia-em-shenzhen-china-1571234263260_v2_1920x1280.jpg
Ren Zhengfei, fundador e CEO da Huawei

A fabricante chinesa Huawei realizará uma mudança radical no planejamento estratégico da companhia. Em breve, ela deve iniciar um foco em software.

A informação foi obtida pela Reuters, que teve acesso a um documento interno escrito pelo fundador e CEO da companhia, Ren Zhengfei. Ele chama a equipe a “desafiar o mundo” nesse novo segmento, sem detalhar exatamente quais medidas serão tomadas e a partir de que momento isso será implementado.

Além disso, isso não significa que a fabricante deixará o setor de dispositivos de lado: o smartphone top de linha Huawei P50, por exemplo, deve ser anunciado em breve. A marca é ainda uma das líderes em telecomunicações, inclusive na implementação do 5G em algumas regiões.

Sanções em andamento

A Huawei ainda é uma das maiores fabricantes do mundo em smartphones, mas tem visto a boa fase ameaçada com o andamento das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos, sem a previsão de que a administração de Joe Biden encerre as limitações assinadas pelo antecessor, Donald Trump.

Ao ser listada como marca suspeita de espionagem governamental, além de não ter produtos bem-vindos em território norte-americano, a Huawei perdeu importantes parcerias com fornecedoras e distribuidoras de serviços e componentes para seus produtos, incluindo o uso do ecossistema Android.

Absorvendo conhecimento

Ainda segundo Ren, a equipe deve “absorver nutrientes” a partir de comunidades de código aberto e trabalhar com softwares que passam longe do formato tradicional de licenciamento. O objetivo inicial é dominar mercados em Europa, Ásia e África, para não depender de eventuais negociações com os EUA.

Como parte da reconstrução em software, a fabricante deve apostar cada vez mais no seu sistema operacional próprio, o HarmonyOS, além de sistemas para carros autônomos já em fase de testes e o Mindspore, uma plataforma de inteligência artificial e armazenamento na nuvem.

Fonte: TecMundo

LEIA TAMBÉM:

Huawei Mate 40 deve trazer 6 câmeras no celular e filmagem profissional

HarmonyOS: Huawei lançará em 2021 seu sistema para celulares concorrente do Android

Smartphones Huawei deixam de receber atualizações do Android; veja modelos

Sem aplicativos da Google, Huawei prevê queda de 20% nas vendas de celulares

Huawei será a maior fabricante de celulares do mundo no próximo ano

Xiaomi se torna a quarta maior fabricante de celular do mundo; confira a lista completa

Mercado de tablets recua 5%, Apple e Amazon registram crescimento

Mercado de celulares do país teve queda de 6,8% no ano passado

Huawei pode trazer Mate 30 Pro e outros celulares para o Brasil

Huawei deseja que a Europa tenha seu próprio sistema operacional para celulares

Assim como a Samsung, Huawei também já trabalha na tecnologia 6G

Alternativa ao Android: Huawei registra possível nome para seu sistema operacional

Google suspende parte dos serviços de smartphones Huawei ao sistema Android após ordem de Trump

Huawei apresenta primeiro smartphone com ‘buraco’ na tela para a câmera

Potencial substituto do Android já opera em celular da Huawei

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.