Este ano, a Google irá lançar o Android 11, nova versão de seu sistema operacional para smartphones e tablets. Será o sucessor do Android 10, disponibilizado ao público em setembro de 2019.
Uma de suas primeiras menções foi em um vazamento de teste de benchmark do Pixel 4, feito em janeiro. Nas informações técnicas, consta que o sistema utilizado é chamado de Android R.
As atualizações do sistema operacional costumam trazer correções das versões anteriores e melhorias para a usabilidade, com novos recursos tecnológicos. Com o lançamento ainda distante, confira abaixo o que já se sabe sobre a repaginação anual do Android.
Android 11: data de lançamento
A data oficial de lançamento do Android 11 ao público ainda não foi revelada. No entanto, espera-se que o anúncio e as primeiras novidades sejam reveladas na Google I/O 2020, conferência anual da empresa para mostrar suas inovações.
Neste ano, o evento será realizado entre os dias 12 e 14 de maio na Califórnia, Estados Unidos. Caso o anúncio seja feito no Google I/O, rumores apontam que a versão beta será disponibilizada para testes em celularesPixel e de outras marcas.
Para efeito de comparação, as versões 9 e 10 do Android foram lançadas a público, respectivamente, em agosto de 2018 e setembro de 2019. Há a possibilidade de que o lançamento ocorra entre esses meses.
Android 11: funções conhecidas
São poucas as novidades já divulgadas sobre o Android 11, enquanto a maioria é derivada de vazamentos e rumores. Uma função prevista é o armazenamento em Scoped, ou Scoped Storage, que auxilia a gerenciar arquivos.
A função foi originalmente prevista para o Android 10, mas não entrou na atualização. O processo consiste em criar uma pasta secundária para arquivos criados por aplicativos do sistema, que pode substituir os documentos sem precisar de permissão do usuário. A intenção é agilizar leituras internas.
Outro recurso sendo trabalhado é a possibilidade de captura de tela estendida. A informação foi confirmada por Dave Burke, engenheiro do Android, em seu perfil no Twitter. Alguns aplicativos são capazes de realizar esse tipo de captura, mas o objetivo é incluir a opção no sistema.
Android 11: o que esperar
Baseando-se em rumores, existem algumas funcionalidades que podem aparecer na atualização do sistema operacional. Uma delas, reportada pelo site XDA Developers, é relacionada ao Bluetooth. Espera-se que a função não seja mais desligada ao ativar o modo avião. Ou seja, quem utiliza fones e outros dispositivos com Bluetooth não terá interrupções.
Outro rumor refere-se ao limite de gravação dos vídeos nos smartphones. As versões atuais do Android possuem uma restrição de tamanho de até 4 GB por vídeo. Na nova versão, isso deve ser removido ou o limite ampliado.
O modo escuro também gera expectativas. OAndroid 10 oferece a funcionalidade para alguns apps, mas alguns erros e bugs são notados, como textos que não mudam de cor e ficam invisíveis. Uma possibilidade é que o modo seja adaptado diretamente ao sistema, e não somente a aplicativos.
Fonte: CanalTech
LEIA TAMBÉM:
Facebook vai deixar o Android e desenvolver sistema operacional próprio
Somente o Android 10: Google vai forçar celulares de 2020 a usarem o novo sistema operacional
Conheça o Android 10 Go, sistema do Google voltado para celulares com até 1,5 GB de RAM
Android 10: Usuários do Pixel relatam problemas após instalação do sistema