Dicas para não ser enganado nas compras desta Black Friday

A Black Friday é amanhã, e muitos já estão se preparando para gastar o seu suado dinheiro nas promoções e ofertas dessa data tão especial. Porém, não são apenas os consumidores que ficam contentes durante esse período. Os cibercriminosos aproveitam a época das compras para criar armadilhas e roubar dinheiro dos mais desprevenidos.

Se você não quer entrar para a estatística, é bom estar preparado. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas úteis para você se proteger durante as compras na Black Friday. Estas recomendações podem ser colocadas em prática não somente durante a época das compras mas em qualquer período do ano.

Desconfie de ofertas inacreditáveis

A vontade de pagar barato durante a Black Friday é realmente grande, porém esse sentimento não pode cegar alguém a ponto de dificultar a identificação de uma promoção falsa. Uma estratégia muito comum dos cibercriminosos é criar uma oferta tão tentadora para os consumidores que se torna praticamente irresistível. O anúncio de um smartphone de última geração pela metade do preço certamente chama atenção de qualquer um.

Contudo, por trás dessa promoção inacreditável está, geralmente, uma página falsa esperando para receber o pagamento por um produto que nem existe. Em outros casos, sites maliciosos conseguem coletar dados bancários e utilizá-los para fins criminosos, o famoso phishing.

Se você não quer cair nessas armadilhas, esteja sempre atento às credenciais dos sites. Verifique se o domínio da página (o nome do site) está digitado corretamente e se você consegue encontrar os selos que atestam a segurança daquele e-commerce. Caso queira uma solução ainda mais inteligente, instale um antivírus para detectar automaticamente os sites falsos que estejam praticando phishing.

Cuidado com mensagens e e-mails

Uma das formas mais comuns (e infelizmente mais eficientes) de se aplicar golpes é através de e-mail. Com a popularização de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, essa prática ganhou mais um terreno, mas ainda permanece com as mesmas características.

Os cibercriminosos geralmente enviam promoções irresistíveis ou ofertas de produtos gratuitos em troca de um cadastro. Com essa tática, os malfeitores roubam os dados das pessoas e os utilizam para praticar crimes em outros ambientes. Há também aqueles que pedem o compartilhamento de senhas, arquivos e fotos que podem ser usados para práticas ilícitas.

Além de prestar a máxima atenção em qualquer mensagem que receber, vale a pena sempre observar o remetente de cada texto e verificar a identidade de quem conversa com você nos mensageiros. Dessa forma, você certamente conseguirá evitar cair nas principais armadilhas preparadas pelos cibercriminosos.

Fonte: TecMundo

 

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.