As redes sociais são o tipo de aplicativo mais utilizados pelos brasileiros em seus smartphones, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) Conecta divulgada recentemente.
O levantamento levou em consideração o comportamento de 2 mil internautas de todas as classes sociais e regiões do País. Entre eles, 75% disseram que as redes sociais são os aplicativos mais usados em seus celulares.
As redes sociais registraram liderança isolada, na frente por 29 pontos percentuais no ranking. Atrás delas, na segunda colocação, ficam os aplicativos de bancos, com 46% de uso, e apps de entretenimento (que incluem serviços séries, filmes e programas de TV, como a Netflix), que marcaram 41%.
O quarto e o quinto lugar ficaram com os aplicativos de jogos e de notícias, que apresentaram 37% e 35% dos mais usados em smartphones, respectivamente.
Confira o ranking completo:
- Redes sociais – 75%
- Banco – 46%
- Entretenimento – 41%
- Games/jogos – 37%
- Notícias – 35%
- Transporte privado – 32 %
- GPS/Trânsito – 30%
- Agenda – 23%
- Temperatura/meteorologia – 22%
- Bloco de notas – 20%
- Edição de imagem – 20%
- Esportes – 17%
- Relacionamento – 15%
- Descontos/programa de fidelidade – 15%
- Atividades físicas – 14%
- Saúde – 14%
- Gastronomia – 13%
- Leitura/podcast – 8%
- Viagem/passagem aérea – 8%
- Outros – 11%
WhatsApp é uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros
Uma pesquisa da Deloitte divulgada em outubro do ano passado informou que, dentro das as redes sociais, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado, atingindo 80% dos internautas, que ficam no aplicativo pelo menos uma hora por dia. O Facebook conquistou o segundo lugar, com 52%, seguido pelo e-mail pessoal (46%), o Messenger (38%) e o Instagram, com 37%.
No último ano, o Instagram foi o aplicativo que mais cresceu entre os brasileiros quando falamos em quantidade de uso diário.
Além das redes sociais , o relatório da Deloitte também investigou os aplicativos mais usados entre os serviços de assinatura pelo celular. Nela, a plataforma de séries e filmes Netflix aparece em primeiro lugar, sendo utilizada por 49% dos brasileiros, seguida do aplicativo musical Spotify, com 22%. Entre os jornais digitais, nenhum apresentou mais de 5%.