No geral, o terceiro trimestre de 2018 não foi dos melhores para o mercado de smartphones, que teve uma queda de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. E, como já vem acontecendo nos últimos relatórios da empresa de pesquisas, as três marcas mais vendidas do mundo continuam sendo a Samsung (com 19% de participação global), Huawei (14%) e Apple (com 12%). Em seguida, Oppo e Xiaomi dividem fatias iguais de 9%.
Também não houve mudanças nos domínios regionais. A Ásia continua sendo dominada pela Oppo (16%), Huawei (15%), Vivo (15%) e Xiaomi (14%), com as quatro maiores fabricantes chinesas praticamente em um empate técnico no continente.
Enquanto isso, a Samsung é a marca mais vendida na Europa (31%), na América Latina (37%) e na África/Oriente Médio (25%). Cabe ressaltar que em todas as regiões sem que lidera, a Samsung tem uma margem maior do que 10% em relação ao segundo colocado.
Já a Apple ainda é, de longe, a empresa mais vendida na América do Norte, onde tem 39% de participação de mercado. Apesar do domínio, a marca vem perdendo usuários em todas as outras regiões do mundo e, em alguns mercados-chave, como a Ásia, ela nem aparece mais entre as cinco marcas mais vendidas.
Apesar da queda nos números gerais em comparação com o ano passado, o trimestre foi positivo para algumas marcas: a Samsung obteve lucro recorde, a Xiaomi mostrou ótimos números de vendas na Índia e mesmo a Apple, que vendeu menos unidades comparado ao ano passado, também lucrou bastante devido ao aumento do preço médio de cada aparelho.