O Google revelou que o Android oferecerá suporte nativo aos smartphones dobráveis. Em um evento para desenvolvedores, a empresa demonstrou algumas ideias sobre como aplicativos para esse tipo de aparelho podem ser criados. A expectativa é que diversas fabricantes lancem telefones neste formato a partir do próximo ano.
O anúncio do Google foi feita de forma quase que simultânea à demonstração do protótipo dobrável da Samsung. No momento, a gigante de buscas trabalha com dois padrões de telas flexíveis. A primeira seria um aparelho com duas telas: uma pequena na parte externa e outra no interior do telefone. A segunda possibilidade seria uma tela externa única que seria aberta como um folheto.
O Google também descreveu que planeja que os aplicativos se adaptem de maneira fluida e rápida à mudança de tamanho das telas. Por exemplo, ao iniciar um vídeo com o display fechado, o usuário poderia abrir o smartphone para ver o conteúdo em um espaço maior. Enquanto isso, a interface do aplicativo mudaria para mostrar detalhes adicionais na área adicional.
We just announced support for foldables at #AndroidDevSummit, a new form factor coming next year from Android partners.
Android apps run seamlessly as the device folds, achieving this form factor’s chief feature: screen continuity. pic.twitter.com/NAfOmCOY26
— Android Developers (@AndroidDev) 7 de novembro de 2018
De acordo com a empresa, essas são apenas algumas ideias iniciais de como o Android se comportará nesse novo padrão de smartphones. O Google fará ainda uma sessão especial nesta semana dedicada para os aparelhos dobráveis. É provável que novos detalhes sejam revelados na ocasião.