De acordo com a matéria, os fraudadores adquiriam aplicativos legítimos de desenvolvedores por meio de uma empresa de fachada chamada “We Purchase Apps”. Esses aplicativos teriam suas propriedades transferidas para empresas fantasma que rastreavam os usuários nos apps legítimos.
Os fraudadores usavam essas informações para gerar uma grande quantidade de tráfego falso por meio de bots (pequenos programas com uma função específica) que monitoravam as interações dos usuários com os apps, principalmente quando clicavam em propagandas e isso roubava a receita de publicidade
O Buzzfeed avisou o Google sobre o esquema, que logo tomou a ação de retirar os aplicativos envolvidos da Play Store, embora alguns, que estão entre os mais baixados, ainda estejam presentes. Esse é o caso do Everything_me Launcher, um aplicativo que tem mais de 20 milhões de downloads registrados.
De acordo com o Google, foi estimado que cerca de 10 milhões de dólares foram roubados de anunciantes por meio desse tráfego falso. Esse episódio mostra também que os sistemas de detecção de fraudes precisam se tornar mais sofisticados para lidarem com fraudes como essa, uma vez que isso pode reduzir as receitas publicitárias de forma significativa. E isso pode comprometer a sobrevivência de aplicativos de uso gratuito e que se sustentam por meio da publicidade.