Quem nunca ficou irritado com aqueles aplicativos invasivos que gostam de ficar enviando notificações a toda hora ou se mesclam ao sistema de maneira inadequada? Aí é só desinstalar, de repente rodar um anti-malware e tudo certo, né? Bem, segundo uma reportagem da Bloomberg, as coisas não têm funcionado assim: alguns softwares estariam usando “notificações fantasmas” para continuar monitorando suas atividades, tanto no iOS quanto no Android.
Adjust, AppsFlyer, MoEngage, Localytics e CleverTap estão entre as empresas acusadas de oferecer os chamados “rastreadores de desinstalação”, um conjunto de ferramentas para desenvolvedores para rastrear quando um usuários remove o software do aparelho. Entre os clientes dessas companhias estão o T-Mobile US, Spotify Technology e Yelp.
Os “rastreadores de desinstalação” utilizam os sistemas silenciosos de notificação por push do Android e do iOS para verificar se um usuário deletou um aplicativo ou não. Se o “ping” não retorna aos programadores, isso quer dizer que o app não está mais lá e esses dados são vinculados à identificação de status de publicidade exclusivo do dispositivo. Isso permite às desenvolvedoras criar estratégias para tentar seduzir novamente esses consumidores com anúncios.
Empresas dizem que dados são usados para avaliar atualização e mudanças nos apps
Ao serem questionadas a respeito, os grupos envolvidos dizem que a prática é utilizada para avaliar informações sobre mudanças e atualizações de aplicativos. É possível até mesmo que essa ação venha sendo usada para corrigir bugs ou refinar o funcionamento dos softwares sem ter que incomodar os usuários com pesquisas ou coisas do tipo. Mas, ao que parece, não é o que vêm acontecendo.
Jude McColgan, CEO da Boston’s Localytics, afirma que não viu clientes usarem a tecnologia para segmentar ex-usuários com anúncios. Ehren Maedge, vice-presidente de marketing e vendas da MoEngage Inc., em São Francisco, “lavou as mãos” e avalia que cabe às desenvolvedoras dos aplicativos não adotar esses rastreadores de desinstalação.
“O diálogo é entre nossos clientes e seus usuários finais. Se violarem a confiança dos seus usuários, isso não funcionará bem para eles.” Adjust, AppsFlyer e CleverTap não responderam ao Bloomberg, nem à T-Mobile, Spotify ou Yelp.
Prática viola as regras da Google e da Apple
Alex Austin, CEO da Branch Metrics Inc., também cria ferramentas para desenvolvedores mas optou por não criar um rastreador de desinstalação. Segundo o executivo, usá-lo viola as políticas da Apple e do Google contra o uso de notificações push silenciosas para criar dados publicitários. “Em geral, é impreciso rastrear as pessoas pela internet depois que elas optaram por não usar seu produto”, comenta, esperando que as gigantes reprimam essa prática em breve.
Para participar de uma experiência como essa, os usuários pelo menos devem concordar em compartilhar seus dados dessa forma, diz Jeremy Gillula, diretor de política de tecnologia da Electronic Frontier Foundation, um defensor da privacidade. “A maioria das empresas de tecnologia não está dando às pessoas opções de privacidade diferenciadas.”
A Apple e o Google ainda não se manifestaram a respeito desse assunto.