O Instagram trabalha em um novo aplicativo independente voltado às compras, segundo fontes próximas ao projeto ouvidas pelo The Verge. A ferramenta ainda não foi oficializada pela própria companhia, mas segundo a reportagem, o nome IG Shopping deve batizar a nova investida do Instagram.
Por meio dele, usuários navegariam por coleções de produtos das páginas e marcas que eles seguem. E ali mesmo conseguiriam completar as compras. As mesmas fontes disseram ao The Verge que o Instagram está bem posicionado para fazer uma grande expansão no e-commerce. Entretanto, não garantiram uma data provável para que o aplicativo veja a luz dos smartphones.
Em seu mais recente balanço, o Instagram reportou que possui 25 milhões de perfis de empresas, sendo 2 milhões delas anunciantes. Quatro em cada cinco usuários seguem pelo menos um negócio. Dado a esse alcance, lançar um aplicativo independente se alinharia à vocação que o Instagram parece buscar com a plataforma no último ano.
No ano passado, a plataforma começou a testar o recurso que permite perfis comerciais marcarem produtos e informar preços em suas publicações e depois direcioná-los para compra no próprio serviço. A modalidade chegou a todos os brasileiros em março deste anos. Já mais recentemente, deu início ao teste do recurso que permite comprar itens a partir dos Stories.
A ideia é que com o tempo, o Facebook poderia introduzir mais ferramentas para comerciantes que estão construindo seus negócios no Instagram e, claro, expandir novas oportunidades de receita.
Vale lembrar que um IG Shopping não seria o primeiro “spin-off” do Instagram. O IGTV foi lançado em junho deste ano para concorrer com o YouTube.