A bateria do seu celular sempre termina quando você mais precisa? E quando não há nenhuma fonte de energia por perto para carregá-lo? Seu carregador portátil sempre te deixa na mão?
Apesar de alguns avanços, fazer uma bateria durar mais ainda é um desafio para a indústria da telefonia.
Enquanto eles buscam soluções, reunimos uma série de ajustes rápidos que você pode fazer em seu smartphone para fazer a bateria render mais.
1. Ajuste o brilho da tela
A luminosidade da tela do seu aparelho tem um grande impacto sobre o consumo de bateria. Diminua o brilho e o mantenha o mais baixo possível, de uma maneira que ainda seja cômodo para se ler.
Para isso, vá em Configurações ou ajustes >> Tela ou brilho, dependendo do tipo de celular que você tem.
Você também pode desativar a opção “brilho automático”, já que ela pode estar otimizada para ficar em um nível bem alto de brilho.
2. Desligue o modo vibração
Deixar o celular para vibrar juntamente com o toque sonoro ou quando está no modo silencioso consome muita bateria. É uma função útil para quem não quer que o celular toque. Mas se você não precisa disso, o melhor é desativar. Para isso, é preciso ir em Configurações e ajustes e, em seguida, em Som.
3. Reduza o tempo de bloqueio da tela
Boa parte da vida de uma bateria é consumida com o uso da tela de início. Assim, quanto menos tempo seu celular levar para escurecer a tela, mais ele economiza bateria.
Para checar isso, vá em Configurações >> Geral >> Bloqueio automático. Selecione então o menor tempo possível.
4. Desligue as conexões de wi-fi e bluetooth
Ambas as funções minam a bateria de qualquer celular. Se não estiver usando, desative uma delas ou ambas.
Lembre-se que não há motivos para andar por aí com o wi-fi ligado. Tanto os modelos novos de Android como o de iOS têm opções para ligar ou desligar ambas as conexões na tela de início, fazendo com que você não precise ir até o menu de configurações.
5. Desative a localização permanente do GPS
Essa é outra das funções que consome muita bateria. Mas é possível desligá-la ou restringir seu uso.
Para isso, vá em Configurações >> Privacidade >> Localização. Nessa tela, é possível tanto desativar totalmente a função ou, dependendo do celular, selecionar os apps que podem usar o serviço de localização.
6. Reduza as notificações
Será que você tem mesmo que saber na hora cada vez que alguém curte ou comenta um post seu no Facebook? Se achar que não é fundamental na sua vida, considere desativar as notificações de suas redes sociais.
Tenha em mente que as notificações acendem a tela e, assim, gastam bateria.
Para isso, vá em Ajustes ou configurações >> Notificações >> e ajuste sua preferência para cada aplicativo.
7. Não deixe os aplicativos funcionando “em 2º plano”
Se está ativada, essa função permite que os aplicativos sejam atualizados quando o celular estiver conectado a uma rede wi-fi, por exemplo.
Mas para economizar energia, vale desativar totalmente essa função ou ao menos para os aplicativos que não precisam ser atualizados sempre.
Para mudar, vá em Configuração >> Geral >> atualização “em 2º plano”
Também vale lembrar de fechar os aplicativos quando não estiver mais os usando.
8. Cheque quais dos seus aplicativos estão consumindo mais bateria
Tanto no Android como no iOS é possível checar qual a porcentagem de bateria usada por aplicativos como Whatsapp, Facebook e Skype.
Assim, fica mais fácil decidir se vale a pena deixá-los abertos ou fechados.
No iOS, vá em Configuração >> Geral >> Uso >> Uso da bateria. Já no Android, o caminho é Ajustes >> Administração da bateria >> Uso da bateria.
9. Se tem um Android, ative o modo de economizar energia
Você pode ativar essa função para estender a vida da bateria quando lhe for conveniente.
Para isso, vá em Ajustes >> Administração da bateria. Em alguns modelos, você pode escolher até três tipos diferentes de economia, que combinam vários truques citados nesse texto.