Com o boom dos aplicativos de corrida, às vezes é complicado escolher qual app acionar, considerando o custo-benefício. Em diversas situações, as solicitações precisam ser canceladas, mas muitos evitam fazer isso devido às taxas.
Cada aplicativo conta com uma regra sobre cancelamentos e cobrança de multas; saiba mais no guia abaixo:
Cabify
A Cabify cobra uma taxa de cancelamento caso ele ocorra mais de 5 minutos após a solicitação. Também pode ser cobrada se o motorista chegar ao local de embarque e precisar esperar mais de 5 minutos lá. No caso de viagens agendadas, a anulação pode acontecer em até 2 horas.
Para cancelar uma corrida, basta tocar no botão “Cancelar”, no canto inferior esquerdo da tela, quando a carona já ter sido solicitada. Lembre-se de contar o tempo para evitar cobranças indesejadas. O valor da multa varia de acordo com o trajeto.
Em “Viagens anteriores”, no menu ao lado esquerdo, você pode conferir os valores de cada corrida para descobrir se houve cobrança no seu cancelamento ou não.
Uber
O Uber também cobra taxa de cancelamento, mas o tempo limite varia de 2 a 5 minutos, dependendo da região. O valor também pode ser maior, acrescentando ainda uma taxa adicional de R$ 10 caso a espera no ponto de partida ultrapasse 5 minutos.
No caso de usuários de UberPool, a taxa de cancelamento é o valor fixo de R$ 10, valendo também para situações de longa espera.
Para cancelar uma corrida, basta tocar nas “informações da viagem” e depois em “Cancelar”.
Para conferir se houve cobrança, toque em no menu e, na sequência, em “Suas viagens” e confira o valor da última corrida.
99Taxis
O 99Taxis não cobra pelo cancelamento, mas pode acontecer de o taxista iniciar a corrida antes do embarque. Nesse caso, o usuário deve entrar em contato com a empresa para pedir o estorno.
Para cancelar uma corrida, toque no ícone de três pontos no canto superior direito e depois em “Cancelar corrida”. Será preciso inserir o motivo do cancelamento; escolha a opção e toque em “Enviar”.