Google desativa função do Maps que informa queima de calorias em caminhadas

O Google desistiu de implementar uma função no Maps que informaria quantas calorias o usuário queimaria ao andar de um local para outro. A empresa confirmou ao Engadget que estava testando a funcionalidade entre alguns usuários de iOS, mas que deixou-a de lado após algumas reações negativas dos usuários.

Esse recurso funcionava da seguinte maneira: quando o usuário procurava por um caminho usando o Google Maps, o app mostrava diversas opções de transporte. Quando ir à pé era uma das opções, o aplicativo mostrava também quantas calorias a caminhada queimaria. E se o usuário selecionasse essa opção, o app ainda mostrava quantos “mini-cupcakes” a pessoa conseguiria queimar se fizesse essa caminhada (como pode ser visto abaixo):

Reprodução

Acontece que muitos usuários tiveram reservas com esse recurso. Um dos principais problemas dela, como o BuzzFeed aponta, é que ela não podia ser desativada. Sempre que o Maps sugeria uma rota à pé, a suposta contagem de calorias em cupcakes aparecia. E como ela era feita com base em uma média genérica de queima de calorias por pessoa, por quilômetro de caminhada, ela era bem pouco precisa.

Fora isso, o site aponta também que a relação entre caminhada e cupcakes poderia impactar negativamente pessoas que tivessem distúrbios alimentares – algo que afeta cerca de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos, segundo uma associação de pesquisa sobre o tema no país.

Segundo a jornalista Taylor Lorenz, o recurso ainda tem o problema de focar em calorias, que já não são reconhecidas como uma boa maneira de regular sua alimentação, de acordo com o Atlantic. O fato de que as calorias são ilustradas com um cupcake rosa também faz parecer que ele está associando negativamente mulheres a hábitos alimentares inadequados.

Tanto o BuzzFeed quanto o Engadget também apontam para o fato de que o Maps não costuma ser usado como aplicativo de exercício. Nesse caso, a função poderia acabar sendo invasiva também. A empresa, no entanto, disse aos sites que vai remover a funcionalidade por conta do forte impacto negativo que ela teve.

Fonte: Olhar Digital

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