O smartphone é, provavelmente, a principal companhia dos brasileiros. Um levantamento realizado pela consultoria Deloitte revelou que os usuários no Brasil conferem seus celulares cerca de 78 vezes por dia. A pesquisa foi realizada com, aproximadamente, duas mil pessoas entre 18 e 55 anos. Com tanta intensidade, é primordial que o aparelho esteja apto a realizar tarefas do dia a dia.
Por isso, um smartphone que apresenta lentidão ou que permanece ligado por menos tempo que o esperado pode não te atender mais. Em alguns casos, porém, em vez de comprar um novo, a melhor saída é contar com a ajuda de uma assistência técnica. Para ajudar os usuários a pagarem menos, a nerd2.me, empresa que simplifica a contratação de técnicos de informática, listou três problemas de celulares que são facilmente resolvidos com ajuda especializada.
1) O celular está travando
Entre as razões que podem explicar o fato de seu smartphone ter parado de funcionar repentinamente é a memória insuficiente pelo excesso de aplicativos e arquivos armazenados, a interferência no sistema operacional por meio de programas como de root (Android) e JailBreak (iOS), a existência de algum tipo de vírus ou de programas rodando em segundo plano, como papéis de parede animados, por exemplo. Estes são alguns dos problemas que um profissional especializado pode resolver para deixar o aparelho como novo.
2) A bateria do celular não dura
Como sabemos, os celulares não servem apenas para realizar ligações, mas também para tirar fotos, fazer vídeos, ouvir música, atualizar as redes sociais e se comunicar por mensagens. Todas as tarefas exigem bastante bateria. Aprender com um especialista a manter seu celular funcional e gerenciar o consumo de energia desligando configurações de Wi-Fi, Bluetooth e GPS são soluções mais baratas que substituir o aparelho.
3) O celular está desligando sozinho
Algumas das causas deste problema são o excesso de calor, conflitos de hardware ou software e ainda peças mal encaixadas. Outro problema pode estar com o não carregamento do smartphone mesmo que ele permaneça ligado à tomada por horas. Entre as possíveis soluções para esta questão, está a troca do cabo do carregador ou com a limpeza da entrada da fonte de energia.