A Xiaomi já foi chamada de “Apple chinesa” pelo seu rápido e incrível crescimento na Ásia alguns anos atrás, mas acabou perdendo espaço no mercado para rivais como a Oppo e a Vivo. Já a Nokia chegou a ser uma das grandes marcas de smartphone do mundo, mas após um desastroso período nas mãos da Microsoft, hoje tenta voltar a ocupar um lugar de destaque no mercado.
As duas empresas anunciaram recentemente uma parceria com o objetivo de unir forças para voltar ao topo do mundo. A parceria gira em torno de patentes que pertencem à Nokia e que agora podem ser usadas livremente pela Xiaomi, enquanto a chinesa oferecerá sua expertise em smartphones para a nova Nokia voltar a produzir produtos de sucesso.
Com o acordo, a Xiaomi ganha acesso às tecnologia de infraestrutura de rede da Nokia, enquanto esta ganha acesso ao que a chinesa já desenvolveu em realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas. Em comunicado enviado ao site CNET, as companhias disseram que ambas saem ganhando com a parceria, mas não deram mais detalhes sobre como vão trabalhar juntas daqui para frente.