O acesso à informações em tempo real, o acúmulo de uma vasta quantidade de dados e a facilidade de comunicação, quebram o limite de tempo e espaço, e organiza todo esse furor, na palma de nossas mãos.
A ciência tem proporcionado atribuições cada vez mais complexas, em aparelhos cada vez menores, como é o caso dos smartphones. O que era um mero telefone celular, para fazer ligações, reúne agora, tecnologia avançada e uma diversidade de funções, que vão desde ouvir músicas, acessar a internet, enviar e receber mensagens instantâneas, fazer pagamentos, assistir filmes, jogar games eletrônicos e até trabalhar.
Exatamente. O celular é uma importante ferramenta, muito usada no cotidiano das pessoas, por ser um facilitador de atividades, tornando-o um instrumento de trabalho indispensável nos dias de hoje. Estima-se que no Brasil existam mais de 80 milhões de usuários de smartphones, seja para uso pessoal ou corporativo. Para muitos deles é um meio de trabalho moderno, prático e discreto.
Entre as diversas possibilidades funcionais de um smartphone estão o compartilhamento rápido e fácil de documentos, sem a necessidade de conexão com a internet; aplicativos que permitem encontros à distância com transmissão ao vivo; possibilidade de projetar arquivos em aparelhos de TV; grande capacidade de armazenamento e proteção de dados em “nuvens”, e baterias que se recarregam sem precisar de um ponto de energia elétrica.
Diante de tantas viabilidades, trabalhar usando o smartphone como aliado tornou-se algo corriqueiro. Com o crescimento do home office, surgem ainda, novos jobs que podem ser, inclusive, desenvolvidos único e exclusivamente com o uso de aparelhos mobile.