South by Southwest em Austin em Texas e é um dos festivais mais procurados por quem adora cinema, música e tecnologia. Muitas startups e grandes empresas aproveitam para divulgar ideias e projetos que não costumam estar em conferências, digamos, mais tradicionais. Um dos conceitos apresentados nesta edição foi um tênis inteligente que se conecta a aplicativos via smartphone.
O produto é uma criação conjunta entre as companhias Fijtsu e Snow Robin ao lado de duas universidades japonesas e traz sensores de umidade, temperatura, pressão dos pés e atmosférica e rastreamento de movimento de 9 eixos (3 acelerômetros, 3 giroscópios e 3 magnetômetros), tudo com pouco gasto de energia em conectividade Bluetooth e integrado no solado.
Um exemplo de aplicação — ainda simplório, diga-se de passagem — foi ilustrado no evento: o Pa-League Walk monitora seus dados e manda para serviços de nuvem para mostrar que a torcida por um time de beisebol é maior do que a do adversário, com direito a ações de marketing e brindes para os usuários.
A demonstração não revelou muito mais do que isso, contudo os representantes já adiantaram que em breve os calçados terão funções smart, sem dar mais detalhes a respeito. Ainda não há também mais informações sobre modelos e tudo está na fase experimental, sem previsão de chegada às prateleiras. Confira o vídeo promocional:
Essa não é a primeira vez que pensam em algo assim, outras investidas já associaram um item como esse para evitar lesões ou acompanhar crianças em atividades, por exemplo.