Segundo os termos de serviço do Google, se você for menor de 13 anos, não poderá criar uma conta para acessar os serviços da empresa. Tá, a gente sabe que isso não é muito seguido, mas o buscador quer permitir que crianças usem esses serviços sem a atividade delas sair do controle dos pais.
Por meio de um aplicativo, batizado de Family Link, os pais podem criar uma conta do Google para os seus filhos e gerenciar o que eles estão fazendo. Ele serve justamente para as crianças menores de 13 anos que querem ter um celular, mas os pais não desejam que o uso saia do controle.
Os pais conseguem aprovar ou negar o download de um aplicativo, bloquear o celular na hora de dormir ou colocar um limite de uso para as crianças largarem o smartphone e irem fazer outra coisa, como estudar. Fora isso, o app mostra aos pais quanto tempo a tela ficou ligada e em quais aplicativos, além de dar um relatório mensal e semanal da atividade da criança no smartphone.
Por enquanto, o Family Link está restrito aos Estados Unidos e funciona apenas no Android 7.0 Nougat e em certos dispositivos selecionados que ainda rodam o Marshmallow. Quem se encaixa nos requisitos acima pode acessar esta página para pedir um convite ao Family Link.