O Uber está querendo dominar mais do que o seu próprio segmento. De acordo com um comunicado da DigitalGLove, companhia de imagens geradas por satélite, uma parceria com a Uber pretende mapear todas as ruas do mundo.
O montante investido pela companhia, de acordo com um relatório do Financial Times, será de US$ 500 milhões. Um dos objetivos dessa ação é diminuir a dependência que o segmento tem do Google Maps, serviço de mapas e geolocalização do Google. Porém, ainda não está claro como a Uber pretende gastar todo esse dinheiro.
Ainda de acordo com o relatório do Financial Times, o Google está aumentando as taxas para aqueles serviços que pretendem usar os mapas em seus próprios aplicativos. Estamos falando de programas de carona, hospedagem (Airbnb) e até mesmo de encontro (Tinder) e vendas/comércio. Esse é outro fator que tem impulsionado a Uber a desenvolver o seu próprio sistema de mapas e geolocalização.
No final das contas, quem vai ganhar é o consumidor. Depois que a Uber finalizar o seu projeto, poderemos ter mais um competente sistema de navegação – se esse for o objetivo final da empresa – e teremos mais concorrência. Como já sabemos, mais concorrência significa um mercado que precisa inovar constantemente, favorecendo o serviço oferecido para os consumidores.