Quais são os registros de áudio que a Google faz no seu celular?

Página de histórico de atividades do usuário da Google mostra áudios armazenados por celulares Android. É possível excluí-los

http://techmalak.techmalak.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2015/03/new-smartphones.jpg

A Google mantém, dentro do perfil de cada usuário, um histórico completo das buscas feitas por aquele perfil. O histórico também inclui todas as atividades relacionadas a outros serviços da Google, como vídeos assistidos no YouTube, pesquisa por imagens e sites visitados no Google Chrome, por exemplo.

Isso não é novidade: o histórico de atividades da Google para cada usuário pode ser acessado há alguns anos, apenas pelo usuário, e é possível excluir as entradas caso o indivíduo não se sinta confortável com algum registro.

Mas há uma outra página de registro de atividades, mais recente, que mostra um histórico mais pessoal dos hábitos de quem usa o Google: gravações de áudio captadas, geralmente, por celulares Android.

Não estava claro se os registros realmente aconteciam

A preocupação com a capacidade de celulares e computadores de identificar e registrar conversas de áudio já foi expressa por ativistas dos direitos civis na web. Esses ativistas chamam atenção para a possibilidade de que esses dados possam ser acessados à revelia dos usuários.

Mas não havia comprovação de que um serviço realmente armazenava essas informações – e efetivamente era capaz de transcrever o que está sendo dito no áudio.

A página de atividades de voz e áudio do Google não traz apenas os arquivos gravados e armazenados, mas em alguns casos também exibe a transcrição automática dessas conversas.

Não fica claro em que contexto a Google grava esses registros. Em alguns deles, trata-se de fato de comandos de voz dados diretamente ao celular, para executar funções específicas, como “ligue para minha mãe” ou “procure um restaurante japonês aqui perto”. No caso desses comandos, o usuário está usando o assistente de voz do Google voluntariamente.

Porém, o assistente de voz pode ser ativado por engano, tanto por um clique errado quanto por um comando de voz equivocado.

Esse assistente pode ser ativado simplesmente pelo comando “Ok, Google” dito em voz alta perto do celular. Se o celular achar que escutou “Ok, Google”, vai ligar o assistente e então registrará o que “ouvir” em seguida. O mesmo vale para uma esbarrada no ícone de microfone, que pode acontecer sem querer até mesmo dentro do bolso.

A Google diz que armazena esses áudios para aperfeiçoar seu sistema de reconhecimento de voz. Além disso, assim como os registros de buscas ou vídeos assistidos no YouTube, eles podem ser apagados se o usuário não se sentir confortável com os registros.

Por fim, para impedir que a Google registre áudios, o usuário precisa desligar o assistente de voz e não usar a busca por áudio, função também disponível na busca tradicional da Google.

Fonte: Nexo

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.