O novo celular da Lenovo é o primeiro a interagir com o mundo real. O chamado Phab 2 PRO foi lançado recentemente em San Francisco (EUA) e se destaca pela tecnologia Tango, do Google, que é capaz de mapear o ambiente ao seu redor, criando games interativos e aplicativos que “conversam” com o ambiente.
O phab 2 PRO será vendido mundialmente a partir de setembro por US$ 499 (cerca de R$ 1.691).
Com tela QHD (1440×2560 pixels) de 6,4 polegadas, o aparelho é composto por nada mais nada menos do que quatro câmeras. Na frontal, uma de 8 MP para as selfies e, na traseira, as outras três: uma de 16 MP para fotos, outra para captura de profundidade e a última para captura de movimento, fundamentais para o mapeamento 3D dos ambientes.
O aparelho tem ainda especificações bem robustas: 4 GB de memória RAM, processador Snapdragon 652 (octa-core de 1.8 GHz) e bateria de 4.050 mAh, que promete mais de 15 horas de uso contínuo. Também traz alguns recursos bem comuns em smartphones da Lenovo, como leitor de impressões digitais e altos falantes Dolby Atmos, tecnologia de áudio usada nas salas de cinema.
Navegação 3D
Usando o Tango, o Phab 2 Pro funciona como um auxiliar para simulações no mundo real, usando a câmera do aparelho para, por exemplo, medir um local em que ficará um móvel a ser comprado, simular como ficaria o objeto no ambiente ou ainda trocar as cores do ambiente.
É possível ainda jogar com um enorme conjunto de dominós, explorar planetas, defender-se de invasores alienígenas ou alimentar um cachorro virtual a partir do smartphone. “No futuro, esperamos que o Tango possa ajudar você a navegar por um shopping, por um museu ou um lugar em que você nunca esteve”, segundo o Google.
Com o mapeamento 3D e os recursos do Projeto Tango, o Google e a Lenovo “prometem tornar a realidade virtual e aumentada tão comum quanto o GPS do seu smartphone“.