De aplicativos gratuitos a serviços por assinatura, as plataformas digitais podem ser muito úteis para amantes de livros.
Dicionários para verificar o significado de palavras novas, “streaming literário”, quadrinhos digitais – todas essas possibilidades você encontra abaixo, nesta seleção de aplicativos que vão te ajudar a ampliar ainda mais sua vida de devorador de livros.
1. Para conhecer o significado de palavras novas
Quem nunca precisou interromper a leitura para verificar o significado de uma palavra? O dicionário da língua portuguesa Priberam pode te ajudar nisso. Se você estiver lendo em outras línguas, o Google Tradutor quebra seu galho. Ambos são práticos no uso.
2. Para organizar suas leituras
A satisfação de ter as leituras todas organizadinhas é sem igual para quem ama ler. As redes sociais Goodreads (em inglês) e Skoob (em português) são ótimas para isso. Nelas, você pode marcar os livros que já leu, dar uma nota a eles e marcar aqueles (incontáveis) que você quer ler. No Goodreads você encontra desde uma edição de 1951 de O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, até lançamentos ainda inéditos. O Skoob, por sua vez, é útil para encontrar títulos nacionais. Ambas as redes também oferecem informações a respeito dos livros: data de publicação, quantidade de páginas, editora responsável e por aí vai.
3. Para salvar aqueles textos que você ainda não leu
Se além de livros e quadrinhos você curte ler na internet notícias, blogs, colunas etc, a sugestão é usar o Pocket. Nele, você pode salvar suas leituras, seguir amigos e usar a extensão dele para desktop, de onde você pode salvar links que estarão disponíveis quando acessar o app pelo celular. Boa opção para organizar os links de seu interesse.
4. Para ouvir livros
Quem tem deficiência visual ou pessoas que prefiram ouvir audiolivros a lê-los podem usar o Ubook. O aplicativo funciona como uma “Netflix de audiolivros”: você assina o serviço e tem acesso a uma extensa gama de leituras. Revistas, literatura clássica e contemporânea, livros religiosos, não ficção, podcasts estão no acervo, por exemplo. O uso é prático e, caso você queira ouvir prévias dos livros antes de assinar, basta selecionar a opção.
5. Só para ler mesmo
Se você curte ler em plataformas digitais, o Scribd e o Kindle Unlimited podem ser boas opções. Ambos os serviços também são como “Netflix de livros digitais”: assine e tenha acesso a uma imensidão de possibilidades de leituras. A diferença entre ambos, basicamente, é que, com o primeiro, você tem acesso a livros em inglês, e com o segundo, em língua portuguesa. Se você quiser testá-los antes de aderir a qualquer assinatura, os dois oferecem períodos gratuitos de uso.
Kindle Unlimited: Kindle/Android/iOS
6. Para incentivar as crianças a lerem
O Leiturinha Digital pode ser uma boa ajuda para pais que querem incentivar os filhos a lerem. O catálogo do serviço tem livros para crianças de zero a 12 anos e eles oferecem curadorias feitas por psicólogos, pedagogos e pais. Conteúdos audiovisuais elaborados para colaborar com o desenvolvimento dos pequenos e assinaturas que permitem receber kits de livros em casa também fazem parte do Leiturinha Digital.
7. Para ler quadrinhos
É claro que não podíamos nos esquecer deles. Há vários aplicativos de serviços que oferecem muitas opções de leitura, então, selecionamos para você quatro dos mais elogiados e usados. Entre eles, apenas o Cosmic, infelizmente, é o único com títulos em língua portuguesa – o serviço é brasileiro. Se você encara leituras em inglês, os outros podem cair como uma luva – o acervo deles é enorme.
Quadrinhos:
Cosmic: Android/Mac OS X/Windows/Linux
ComiXology: Android/iOS/Kindle
Mangás:
Manga Rock: iOS