Perder o celular ou ser roubado é dor de cabeça na certa! Além do custo para comprar um novo aparelho, perder todas as informações é um grande problema. Para ajudar, lembre-se de fazer backup no seu Android com regularidade. Seus dados podem sumir não apenas por extravios, mas também por falha ou quebra do aparelho.
Há muitos aplicativos destinados a descobrir o paradeiro do celular e bloqueá-lo, como o antirroubo Cerberus e o Lost Android. Veja o passo-a-passo de um deles abaixo:
Modelo
Como modelo, usaremos o Android Device Manager, por ser um app nativo do Android desenvolvido pelo Google. Depois de instalar o aplicativo, basta fazer o login com a sua conta de Gmail.
A localização com algumas informações de seu aparelho surgirão automaticamente. Se ele estiver no mesmo lugar que você, por exemplo, peça para ele tocar. O celular pode estar em outro cômodo da casa e você o encontrará. Em “Bloquear”, o botão do meio, você poderá redefinir sua senha remotamente e enviar mensagem.
Como última opção, caso tenha certeza que seu aparelho foi roubado e ele armazena informações confidenciais, como contas bancárias, clique em “Apagar”. Isso vai fazer com que todos os arquivos, menos os que estão em cartões de memória SD, sejam apagados.
Quando o aparelho estiver desligado ou sem a bateria, o procedimento não funcionará. E se você não está em um voo, não use o modo avião. Ele impede a conexão, impossibilitando a geolocalização.
Em caso de roubo, bloqueie
Em casos de roubos, o recomendado é bloquear o aparelho para que ele não seja utilizado por terceiros. Agora, Bloqueio do celular roubado poderá ser feito sem o número do IMEI – o RG do celular.
O bloqueio pode ser realizado juntamente com o boletim de ocorrência nas delegacias ou diretamente com a operadora de telefonia. Esse número pode ser consultado digitando *#06# no telefone.