O AdBlock Fast, aplicativo criado para bloquear anúncios, que funcionava com o apoio da Samsung no navegador dos aparelhos da empresa, foi removido do Google Play. Aparentemente, o Google não gostou da ascensão meteórica do app para o topo dos mais baixados da Play Store.
Segundo a Rocketship, empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, o AdBlock Fast foi removido por violar o artigo 4.4 do acordo de distribuição do Google Play, que diz que nenhum app ou plugin pode “interferir” ou “quebrar” dispositivos, redes ou serviços de terceiros. O Google reconhece ter excluído o app da loja, mas não fala o motivo.
Apesar do bloqueio ao AdBlock Fast, já há dois outros apps similares funcionando com o navegador da Samsung, como é o caso do Crystal (que também existe no iOS) e o AdBlock Plus, que já é famoso. Como o Google não se manifesta sobre o caso, é difícil saber se o AdBlock Fast fez algo de especial para ser excluído ou se os outros simplesmente ainda não foram notados pela empresa.
De qualquer forma, não é difícil entender o motivo de o Google não gostar de AdBlocks. A empresa encerrou 2015 com um faturamento de US$ 75 bilhões, e a maioria esmagadora desse dinheiro veio de anúncios. Não é surpresa que a empresa tente lutar contra o bloqueio de publicidade online.
É também importante observar que a Samsung é a maior fabricante de aparelhos Android do mundo e, consequentemente, parceira do Google. Ao permitir e incentivar que desenvolvedores criem ad-blockers para seu navegador, a empresa está indo diretamente contra os interesses comerciais de um de seus principais aliados.