A versão móvel da busca do Google começou a indexar postagens públicas de usuários do Facebook nos últimos dias. De acordo com reportagem do jornal norte-americano The Wall Street Journal, qualquer pesquisa feita por meio do buscador poderá incluir informações públicas dos usuários da rede social, incluindo eventos, grupos e páginas.
Os resultados das buscas levarão o usuário para dentro do app do Facebook, caso a busca seja feita através de um dispositivo móvel. “Quando as pessoas procurarem por conteúdos públicos do Facebook em um Android, elas poderão clicar e ir direto para o app do Facebook”, disse uma porta-voz do Facebook ao The Wall Street Journal em um comunicado.
Quem compartilha mensagens apenas com os amigos não precisa se preocupar. Ele não vai aparecer nos resultados de busca do Google. Para encontrar essas informações, os usuários terão de utilizar o serviço de busca do próprio Facebook. Mesmo assim, informações privadas só são visíveis para amigos.
A cooperação com o Facebook mostra que o Google está avançando em sua estratégia de ampliar a busca para dentro de outros aplicativos. Desde sua criação, o Google alcançou bons resultados com a busca na web, mas enfrenta desafios para manter seu serviço relevante na era dos aplicativos.
Com conteúdos e ideias cada vez mais centralizados nos aplicativos, a ideia de que “o Google pode encontrar” poderia perder força e afetar a marca. Para o Facebook, a cooperação pode ajudar usuários a passar ainda mais tempo em sua plataforma.