Dois anos após anunciar que passaria a medir a audiência da TV também nos dispositivos móveis, o Ibope divulgou os primeiros resultados do trabalho – que ainda está em estágio inicial no Brasil.
A medição, que encontra o sinal da TV digital em smartphones e tablets, é feita através do TDT Mobile, sistema desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Video Research e que está disponível apenas na Grande São Paulo.
Os dados mostram que foi a classe AB a responsável pelo maior consumo de conteúdo de TV mobile por aqui, sendo que 58% dessas pessoas preferiram celular e tablet para ver TV enquanto outros 46% continuam no modelo tradicional. 70% do consumo mobile vieram de quem tem entre 35 e 49 anos, e a maior audiência ocorre às quintas-feiras, com picos entre 12h e 14h, e 17h e 21h.
“O TDT Mobile permite que os nossos clientes tenham uma visão ainda mais ampla do telespectador e de seus hábitos”, afirma, em nota, a diretora de Video Audience Measurement do Ibope, Fábia Juliasz.
O Ibope diz que em breve o TDT Mobile será disponibilizado no entorno do Rio de Janeiro. “Ainda neste ano, lançaremos também a medição de streaming TV, que medirá a audiência do conteúdo de televisão assistido por meio de computadores”, promete a empresa.