O famoso robô verde do Android hoje em dia fala por si só e é um dos logotipos mais conhecidos do mundo da tecnologia. Mas de acordo com a designer que criou o mascote, o objetivo inicial não era atrair a atenção das pessoas e sim agradar os desenvolvedores, público-alvo antes de a plataforma móvel se tornar a mais utilizada do mundo.
Em entrevista ao jornal New York Times, a designer conta que a inspiração veio dos ícones de gênero dos banheiros. “A ideia era criar algo com que todo mundo pudesse se identificar e, principalmente, algo que os desenvolvedores gostassem”, conta Blok.
A equipe por trás do design do boneco decidiu que, assim como o software, o ícone também deveria ser de código aberto, assim qualquer um poderia criar sua versão.
A designer diz ainda que, ao finalizar sua criação, quase ninguém no Google conhecia o boneco. Mas não demorou muito para o mascote cair nas graças dos funcionários, que começaram a criar suas próprias versões. “Ele se tornou viral. Depois de um tempo havia todos os tipos de robôs: grandes, pequenos…Era como se eles estivessem se multiplicando por toda a parte”, explica.