De acordo com informações da Kantar WorldPanel ComTech para o primeiro trimestre de 2015, em março desse ano o sistema operacional Android respondia por 89,6% do mercado de smartphones brasileiro. Em janeiro, essa participação chegou a 90,8%.
A fatia do mercado brasileiro correspondente a dispositivos iOS foi de 3,9% em janeiro para 3,3% em março – seu maior valor histórico foi de 8,3%, em janeiro de 2012. O Windows Phone, no primeiro trimestre, foi de 3,8% para 6,3% do mercado.
Na América Latina, a pesquisa de mercado abordou, além do Brasil, México e Argentina. O Brasil é o país da região no qual o Android é mais forte, e a Argentina é o que tem menor participação desse sistema, com 81,6%. O México é o país latinoamericano com maior presença do iOS, com 6% do mercado.
Europa
A Apple, no entanto, teve bastante crescimento no mercado europeu. A participação de seu sistema operacional na Espanha, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália (os cinco maiores mercados europeus) chegou a 20,3% – um aumento de 1,8% com relação ao ano passado.
Além disso, segundo a chefe de pesquisa da Kantar WorldPanel ComTech Carolina Milanesi, no primeiro trimestre de 2015 “32,4% dos novos clientes vieram para o iOS do Android“. Isso mostra, segundo ela, uma migração considerável de consumidores de uma plataforma para outra. A participação do Android nesse mercado caiu 3,1% com relação ao mesmo período do ano passado.
EUA e China
Nos Estados Unidos, o iOS foi de 42,8% do mercado para 36,5% nos primeiros três meses de 2015. O Windows Phone se manteve entre os 4% e %5 no período. No entanto, a China agora representa um volume de vendas maior que o dos EUA para a Apple. No gigante asiático, a empresa detém 26,1% do mercado. Em algumas das faixas de renda utilizadas para pesquisa, o aumento do market share do iOS chegou a 10,1%
Pacífico
Dos mercados pesquisados, porém, Japão e Austrália são aqueles em que a presença do sistema operacional do Google á mais fraca: 52,3% nos dois. Na Austrália, a Apple é responsável por 38,4% do mercado. No Japão, a participação do iOS no mercado é de 45,1%, já tendo chegado a 68,7% em dezembro de 2013.