O Google Maps está implementando algumas mudanças na interface de navegação, que começaram a rodar no último domingo (12). A versão web do popular recurso de mapas alterou a localização de algumas informações, como percurso feito de bicicleta e os dados sobre o trânsito do local. Dessa forma, fica mais simples e prático observar esses dados na tela.
Informações de percurso com bicicleta pelo Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Tudo indica que a novidade ainda está sendo testada pelo Google e por isso só pode ser acessada por alguns usuários através do navegador web. Para conectar ainda mais com o Material Design do Google nas interfaces para computador, o Maps ganhou um botão e cards de navegação junto à barra de pesquisa.
Dentre as informações para trajetos de bicicleta há “Trilhas”, “Faixas Exclusivas”, “Estradas para Ciclistas” ou alertas de “Trilhas não pavimentadas”. Dessa forma, o ciclista pode ter uma ideia do melhor percurso, em condições mais favoráveis.
Nova e antiga interface de trânsito no Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Já a tabela de trânsito mostra em uma escala que vai do verde, amarelo, vermelho e vermelho escuro a condição do tráfego de uma região: do mais fluído para o mais lento. Também com um card no topo da tela, o usuário pode selecionar entre o trânsito em tempo real ou “típico” do local, caso esteja se planejando para uma viagem, por exemplo.
Por enquanto a novidade pode ser acessar pela interface norte-americana do Maps, e não há previsão para a chegada na versão brasileira. Mas, para os curiosos, é possível acessar as mudanças por meio da extensão Hola, que simula a localização via VPN.