Faltando pouco para a Copa do Mundo, o Google anunciou que seu serviço de dados sobre transporte público, o Google Transit, já está disponível nas 12 cidades sede do mundial. O recurso chegou na quarta-feira (16) aos mapas de Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Recife e Salvador.
Google Transit permite planejar rotas usando dados de transporte público nas cidades da Copa (foto: Reprodução/Google)
As outras seis sedes – Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo – já eram cobertas pelo serviço. A funcionalidade permite que o usuário planeje suas rotas na cidade, com dados de trajetos de transportes públicos, como ônibus e metrô. A ideia é facilitar a mobilidade urbana para os moradores e turistas que encontrem na plataforma uma ajuda para não se perder pela cidade.
O banco de dados possui informações que incluem linhas, rotas, horários, número de paradas, distância e, em alguns casos, o total da tarifa. O sistema pode ser acessado a partir do Google Maps, tanto em versões desktop e dispositivos móveis iOS e Android. As informações também estão disponíveis em outros idiomas, além do português, para os turistas.
O Google Transit foi lançado no final de 2005 nos Estados Unidos e desde então está presente em mais de 2,8 mil cidades do mundo, incluindo 22 brasileiras. Segundo o Google, o recurso possui informações de mais de um milhão de pontos de ônibus, estações de metrô, trem e balsa, com cobertura superior a um bilhão de quilômetros por dia, em todo o mundo.
Site oficial do Google Transit, serviço com dados do transporte público do Google Maps (Foto: Reprodução/Google)
“O lançamento de hoje faz parte de nossos esforços para tornar o Google Maps cada vez mais abrangente, preciso e útil para milhões de pessoas que usam transporte público”, afirma o diretor de Novos Negócios do Google Brasil, Alessandro Germano.
Para acessar recursos do Google Transit no desktop, utilize o Google Maps ou o site do Google Transit.
Fonte: TechTudo