Um mapa usando dados de publicações no Twitter mostram que áreas mais nobres de cidades brasileiras têm mais iPhones e mostra o Android forte em periferias
São Paulo: iPhone (pontos vermelhos) é forte no centro e Android (verdes) na periferia
Um site encontrou uma maneira de mostrar visualmente onde se concentra cada sistema operacional de smartphones. Os desenvolvedores usaram um total de 280 milhões de mensagens postadas no Twitter com geolocalização para ver onde estão os iPhones e os aparelhos rodando Android e BlackBerry.
O resultado é um mapa incrível e informativo. No caso da Grande São Paulo é bem fácil perceber que nas regiões mais periféricas, a presença de aparelhos rodando Android é muito maior.
A mesma divisão pode ser observada claramente entre regiões mais ricas e pobres de várias capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.
Passear pelo mapa mostra curiosidades sobre cidades e países do mundo todo. A nação com maior presença de iPhones são os Estados Unidos. Na Espanha, se vê o fenômeno inverso. O mapa é quase todo tomado por Android ou BlackBerrys.
A América do Sul (exceto Brasil e Chile) tem a presença forte da BlackBerry. Buenos Aires, a capital da Argentina, por exemplo, é quase completamente ocupada pelos pontos que sinalizam o BlackBerry (de cor roxa no mapa). As regiões mais afastadas do centro da cidade já mostram presença maior de Android.
O método para a construção do mapa foi usar os metadados das mensagens publicadas no Twitter. Com eles, é possível extrair as coordenadas de onde o tuíte foi publicado, assim como o sistema operacional do gadget usado no processo.
Fonte: Exame