Hoje em dia quase não é mais preciso ir a uma agência bancária, pois a maiorias das operações pode ser realizada através da internet. O depósito de cheques é uma das poucas tarefas que ainda demanda que clientes enfrentem filas nos bancos, mas parece que isso está prestes a virar história.
O Bradesco anunciou na última sexta-feira, 26, que os clientes das suas agências físicas convencionais já podem fazer depósitos em cheque pelo celular. Além de escanear a frente e o verso do cheque, o aplicativo captura o chamado número CMC7, uma espécie de código de barras para cada folha, localizado logo abaixo da assinatura do cliente.
O serviço foi iniciado em 2012 nas Agências Digitais Varejo e Prime, e agora foi implantado nas agências Prime Paulista, em São Paulo, e Dona Primitiva Vianco, em Osasco, onde fica a sede central do banco.
Para realizar o depósito via smartphone, o primeiro passo é fotografar o cheque utilizando a câmera do celular por meio do aplicativo do Bradesco. O depósito pode ser acompanhado no extrato da conta de imediato. O prazo de compensação é o mesmo que o do depósito físico.
Com isso, o cliente passa a ser o ‘fiel depositário’ do documento perante a justiça e deve permanecer com o cheque físico por até oito dias após a sua compensação. Depois desse prazo é preciso destruir o documento.
Se for um cheque sem fundos, basta depositar novamente como seria feito com um depósito comum. Após oito dias, o cheque pode ser destruído.
Fonte: O Estado de São Paulo