Novos dados fornecidos pelo IDC (Internacional Data Corporation, ou Corporação Internacional de Dados, tradução livre) revelam que a venda de smartphones teve uma redução de 6,7% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Analistas já previam uma queda, mas projeções anteriores indicavam que a diminuição seria de aproximadamente 2,9%, portanto, os resultados mostraram uma baixa ainda mais brusca. A principal causadora desse panorama ainda é a crise dos semicondutores, que provoca a escassez de componentes importantes para os celulares de diversas companhias, além de também afetar outros mercados como automóveis e eletrodomésticos em geral.
A crise também pode ser notada nos números das vendas em diferentes países. No geral, regiões que são mais valorizadas pelos fornecedores registraram quedas menores: locais como Estados Unidos, Europa Ocidental e China apresentaram diminuições de 0,2%, 4,6% e 4,4%, respectivamente. Para efeito de comparação, a Europa Central e Leste Europeu viram tombos de 23,2% e 11,6%, respectivamente.
Mesmo assim, a tendência é de melhora nos dados, já que o mercado de smartphones cresceu cerca de 6% entre o segundo e o terceiro trimestre, de acordo com o mesmo estudo. Essa recuperação é relacionada com o retorno do ritmo da atividade industrial, que ainda é lento mas já pode ser visto.
Samsung lidera, Apple ganha espaço
Em relação aos índices individuais por marca, a Samsung segue como a marca que mais vendeu celulares no período estudado, com cerca de 69 milhões de unidades. Porém, a Apple ganhou espaço na fatia de mercado em relação ao ano passado, com mais de 50 milhões de smartphones comercializados no terceiro trimestre de 2021.
Com isso, a marca sul-coreana fica com cerca de 20,8% da fatia de mercado, contra 15,2% da companhia de Cupertino, a relação era de respectivamente 22,7% e 11,7% no mesmo período de 2020. Portanto, a Apple ganhou terreno entre um ano e outro, algo já esperado pelo lançamento da linha iPhone 13 dentro do cronograma original, enquanto em 2020 a linha iPhone 12 precisou ter seu lançamento adiado em algumas semanas, impactando mais nos números do quarto trimestre.
A terceira colocação fica com a Xiaomi, que apresentou uma ligeira redução em suas vendas, passando de 46,5 milhões para 44,3 milhões de celulares vendidos no terceiro trimestre de 2020 e 2021, respectivamente. Porém, a fatia de mercado da marca chinesa cresceu de 13,1% para 13,4% no mesmo período estudado.
Na sequência ficam a Oppo e a Vivo Mobile Communications Co. em empate técnico, com 33,3 milhões e 33,2 milhões de aparelhos vendidos respectivamente, e por consequência registram fatias similares de mercado, por volta dos 10%. Ambas as marcas pertencentes ao grupo BBK Electronics obtiveram crescimento ano a ano, com até 8,6% no caso da Oppo.
Fonte: CanalTech
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