Como evitar a rotatividade de funcionários nos times digitais

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O desempenho de uma empresa está muito conectado ao trabalho realizado pelos seus colaboradores, sendo então importante olhar com atenção para esse time, fornecendo tudo para que eles se destaquem na companhia, evitando assim um caso maior de rotatividade.

Esse tipo de cenário é algo que deve então ser visto nos mais diversos tipos de empreendimentos, indo desde uma grande fábrica até mesmo um restaurante que acaba de abrir suas portas, pois mesmo de perfis diferentes, ambos precisam de times empenhados.

Um grande erro para quem lida com muitos funcionários é justamente deixar de dar o devido reconhecimento aos seus colaboradores, passando a ver eles apenas como números em sua gestão e não como engrenagens essenciais para sua máquina funcionar.

Por isso é importante fornecer todo o equipamento adequado até mesmo para reconhecer seus funcionários, com um cordão para crachá permitindo com que cada indivíduo possa ter seu nome destacado, permitindo assim um tratamento mais pessoal na sua empresa.

E isso também é válido para quem atua no modelo remoto, um formato de trabalho que vem se tornando cada vez mais popular e que por causa da distância pode acabar levando a um afastamento entre os chefes e seus colaboradores, um problema que precisa ser evitado.

Mesmo encontrando-se em diferentes partes do mundo, tal como acontece com uma multinacional, é importante que todos os profissionais contratados se sintam parte de uma única família, facilitando até mesmo que eles possam atuar em conjunto em suas funções.

A partir disso é possível garantir com que um escritório contabilidade, mesmo tendo parte do seu pessoal atuando a distância, possa se comunicar frequentemente, permitindo uma conexão que possa levar esse negócio a crescer no mercado e conquistar novos clientes.

Ao mesmo tempo, não é como se uma empresa pudesse simplesmente exigir um número de resultados da sua equipe e pouco faz para ajudá-lo nesse sentido, com tal cobrança indevida podendo até mesmo fazer com que seus funcionários se afastem da empresa.

Tudo isso pode levar a um quadro de rotatividade que pode ser bastante perigoso para as empresas, sendo importante então compreender melhor esse conceito para saber se o negócio pode ou não estar sofrendo desse mal que afeta os contratados e o contratante.

Como funciona a rotatividade de funcionários?

O conceito de rotatividade está ligado à ideia de revezamentos, tal como ocorre nas empresas de perfis híbridos, onde parte dos funcionários atuam de maneira remota e outra fica no presencial, até que eles trocam de posições dentro de uma semana ou outro padrão.

Agora, quando pensamos na rotatividade de funcionários de uma empresa, aí esse tópico passa a ser visto com mais preocupação pois ele está associado à troca de profissionais em uma posição, levando em conta o número de pessoas que saem e entram na companhia.

Esse conceito costuma ser um pouco mais popular em grandes companhias, onde uma empresa de limpeza terceirizada de atuação nacional pode ver o seu quadro de colaboradores se renovar de tempo em tempos, diante desse movimento de contratação.

Se por um lado a admissão de novos profissionais pode ser um sinal de que a empresa está crescendo, sendo preciso um número maior de indivíduos para cobrir suas responsabilidades, do outro pode ser também um sinal da falha em manter o seu pessoal.

O segundo exemplo citado anteriormente está mais próximo do conceito de rotatividade de funcionários, sendo algo que pode ocorrer tanto em companhias físicas como digitais, sendo inclusive uma característica do cenário atual, de acordo com o perfil do mercado.

Se antigamente era comum para um profissional passar toda sua vida profissional ligada a uma só empresa, o que vemos hoje é uma maior flexibilidade, existindo até mesmo um modelo de contratação que está voltado a responder esse tipo de sistema.

Apesar disso, a rotatividade ainda é vista como um problema, principalmente por companhias que precisam contar com um perfil específico que pode ser difícil de encontrar, o que pode envolver a experiência de quem lida com assistência técnica Canon.

Até mesmo ambientes vistos como mais flexíveis, como são as empresas de perfil digital, também podem ser ver afetadas graças a esse alto fluxo de rotatividade, com a sua dificuldade de manter um profissional de qualidade podendo levar a vários contratempos.

Como essa rotatividade pode afetar seu negócio?

Entrar em uma lanchonete e ser recebido sempre pelo mesmo atendente, sendo alguém que já conhece até mesmo qual é o seu pedido mais comum, pode aumentar a relação do cliente com o lugar, sendo tão importante como o sistema para restaurante ali adotado.

Enquanto esse é um exemplo que ocorre no mercado empresarial, no meio digital existe o benefício de contar com profissionais que já possuem uma certa experiência em suas atividades, permitindo assim a oferta da melhor experiência aos seus clientes digitais.

Diante desses dois cenários citados é possível então falar melhor sobre como uma rotatividade de funcionários pode se mostrar bastante drástica para os serviços de uma companhia, levando a um grande número de desvantagens, entre elas:

  • Perda de talentos;
  • Custo com novos treinamentos;
  • Menor capacidade de competição no mercado;
  • Gastos com o processo de demissão e contratação.

Uma série de pontos que podem colocar em risco o futuro de uma empresa, já que a partir dessa troca frequente de funcionários torna-se difícil oferecer um serviço de qualidade regular, o que pode afastar seus clientes e assim suas oportunidades no mercado.

De forma a evitar isso, se mostra necessário adotar algumas práticas específicas, para assim garantir a manutenção do seu quadro de funcionário, permitindo até mesmo que um negócio digital consiga ter uma performance superior graças ao seu time a distância.

Atuando para reduzir o seu nível de rotatividade

Já que o sucesso de uma companhia pode estar ligado ao desempenho dos seus profissionais contratados, é importante então garantir com que eles se mantenham conectados ao seu negócio da melhor forma possível, algo que depende de ações como:

Contratação adequada

O primeiro passo para evitar a demissão ou desligamento voluntário de um profissional é fazer com que ele se sinta bem recebido desde o primeiro dia na empresa. Nesse sentido se deve garantir também que ele esteja apto à função que lhe é oferecida.

Através de uma entrevista de qualidade é possível conhecer o perfil de um funcionário, identificando se os seus pensamentos condizem com aqueles praticados pela empresa, uma etapa que pode evitar um desligamento futuro por falta de compatibilidade.

Isso pode valer tanto para um indivíduo com medo de lugares altos, contrato para lidar com equipamentos para trabalho em altura, mas também para alguém que não tenha apreço ao meio ambiente e seja chamado para uma agência de monitoramento ambiental.

Benefícios e salário compatível ao mercado

Pode acontecer de um funcionário se sentir bem em sua empresa, mas acaba optando por ir para um negócio concorrente por causa de uma melhor oferta.

Para evitar isso se deve dobrar essa aposta e investir ao máximo no seu time, oferecendo benefícios e uma salário justo que o mantenha ligado ao seu negócio, evitando uma rotatividade que pode levar a perda de uma grande força da companhia.

Possibilidade de crescer na carreira

Além da questão financeira, outro motivo que pode levar a um desligamento por parte de um funcionário é o sentimento de estar empacado, ou seja, sem um reconhecimento que o leve a ocupar posições maiores dentro da empresa.

Oferecer um plano de carreira é algo que pode manter um profissional ligado ao seu local de trabalho, permitindo assim com que os funcionários cresçam na mesma medida em que o fornecedor de sacolas plásticas atacado onde eles atuam.

Melhor qualidade de trabalho

Para a realização de um bom serviço é preciso contar com as ferramentas adequadas, cabendo ao empregador oferecer tudo aquilo que for necessário para que um profissional realize suas funções ao invés de sair da empresa por alguma frustração.

A qualidade do ambiente profissional também deve ser levada em conta, seja ao pôr um climatizador evaporativo em um escritório quente ou fornecer programas de segurança e privacidade para quem for atuar através de uma agência digital.

Capacitação da equipe

Por último, é sempre importante em seu processo de renovação não olhar apenas para os equipamentos novos a serem comprados, mas garantir também com que sua equipe faça parte do seu projeto de otimização, oferecendo então a capacitação necessária.

Por meio de cursos e palestras é possível não só aumentar os resultados do seu negócio, como também garantir com que os seus colaboradores se sintam reconhecidos, aumentando a sua conexão com a empresa, algo importante para evitar essa rotatividade.

A partir dessas atividades é possível manter uma equipe conectada ao seu negócio por mais tempo, vendo assim sua empresa crescer ao lado dos profissionais que o acompanham dentro desse processo dessa sua trajetória física ou digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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