Como funcionam as métricas do RH?

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Um departamento de Recursos Humanos precisa de métricas para saber como produzir os melhores resultados e tomar as melhores decisões. Um desafio recorrente nas empresas é descobrir como fazer a equipe produzir melhores resultados.

E para quem lida com esse problema, fique sabendo que existe uma solução: as métricas da gestão de pessoas. Essas métricas favorecem o alcance de objetivos cada vez maiores e funcionam como guias para o trabalho dos gestores de uma empresa.

Além disso, elas ajudam na hora de demonstrar para os líderes e diretores, a importância dos esforços ligados à gestão de pessoas. Neste artigo você vai entender melhor o papel do RH e quais são essas métricas, além de aprender a utilizá-las.

O que é recursos humanos?

Os principais meios que uma empresa dispõe para produzir resultados são recursos materiais, como equipamentos, ferramentas e matérias-primas, recursos financeiros, como dinheiro, crédito e investimentos, e recursos humanos, as pessoas que trabalham.

Dessa forma, somente os recursos humanos são vivos e inteligentes, sendo responsável por gerir outros recursos. O setor de Recursos Humanos, ou RH, denomina a área de uma empresa de sistema de caixa para mercado ou qualquer outro segmento, que cuida dos funcionários.

O que é o setor de RH?

O setor de RH ou Recursos Humanos atua diretamente com a gestão de pessoas dentro de uma organização.

Assim, os profissionais dessa área empregam uma série de técnicas e práticas para estudar e administrar os comportamentos humanos com a finalidade de potencializar habilidades e ajudar na correção de vulnerabilidades. Também exercem funções administrativas.

Quais são as principais obrigações do RH?

Mencionamos a capacidade do RH de avaliar condutas e aprimorá-las, além de realizar tarefas administrativas. Portanto, iremos pontuar a seguir as principais atribuições desse setor em uma empresa de manutenção eletrica predial ou em qualquer outro segmento.

Rotinas de departamento pessoal

Nas organizações, o RH conta com competências sobre questões burocráticas que envolvem os funcionários. Os profissionais devem seguir à risca as leis trabalhistas e trabalhar para que elas sejam cumpridas por toda a companhia.

Questões como distribuição de holerites e folha de pagamento fazem parte da rotina desse departamento. O RH também cuida de benefícios e todos os pacotes que são oferecidos para os colaboradores.

Recrutamento e seleção

Um dos principais desafios dos especialistas de RH é encontrar profissionais com perfis adequados ao que a empresa busca, sem contar que processos de recrutamento e seleção são custosos para a empresa.

Quando a escolha é mal feita e o empregado contratado não se adapta ao ambiente, portanto, a empresa tem encargos com quebra do contrato trabalhista e precisa investir recursos novamente no recrutamento e seleção.

Por isso, até mesmo uma empresa especializada em licenciamento ambiental deve contar com um RH altamente treinado e preparado.

Avaliação de desempenho

Tratam-se de instrumentos importantes para medir a qualificação dos profissionais e identificar se eles estão aptos para o trabalho ou se é preciso desenvolvimento profissional.

Assim, em conjunto com a direção da empresa, o RH é responsável por colocar essa ferramenta em prática, criando um plano de ações com resultados obtidos por meio de questionários.

Desenvolvimento de talentos

Além de atrair talentos, os Recursos Humanos tem o papel de prepará-los e apoiá-los em seu crescimento.

Para isso é importante instituir políticas de capacitação profissional e outras técnicas para a evolução de habilidades e competências em uma empresa de adiantamento de recebiveis.

Desligamento de profissionais

No desligamento de profissionais o RH cuida dos trâmites burocráticos e realiza as entrevistas demissionais.

Como as métricas funcionam?

As métricas nada mais são que indicadores, que podem mensurar uma série de fatores, como:

  • Resultados;
  • Performance;
  • Desempenho;
  • Andamento das ações.

Contando com elas, a tarefa de verificar se sua empresa está próxima ou distante de atingir as principais metas e objetivos se torna muito mais simples.

Isso faz com que as métricas de gestão de pessoas sejam o ponto de partida de uma atuação mais estratégica. Com elas os gestores podem:

  • Analisar processos;
  • Propor melhorias;
  • Identificar problemas;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Mostrar os impactos positivos nos resultados do negócio.

Grandes empresas, como um negócio de contabildade para transportadora se beneficiam muito do uso de métricas em suas ações.

5 métricas da gestão de pessoas

Para você aprender a aplicar as métricas na gestão de pessoas, trouxemos a seguir, 5 métricas fundamentais.

  1. Indicadores de desempenho

São eles que mensuram o desempenho dos membros de cada equipe, funcionando como uma das principais métricas da gestão de pessoas.

Todo gestor que realmente se empenha em sua função sabe o quanto é importante fazer uma análise minuciosa do trabalho desempenhado por cada um de seus colaboradores.

Os indicadores de desempenho são fundamentais para fornecer informações precisas sobre o time, pois trabalham com estatísticas que facilitam propor melhorias e medir resultados.

Também facilitam os feedbacks, permitindo aos gestores pensar em meios de aumentar a performance dos colaboradores da sua empresa de mão de obra temporária e terceirização. Além de verificar se a equipe está alinhada às metas da empresa.

  1. Taxas de absenteísmo

Seja em qualquer empresa, as ausências geram graves problemas para o desempenho do time quando são rotineiras.

Em situações que os colaboradores faltam com frequência de forma excessiva, certamente é um sinal de que algo está errado. Por ser um importante indicador, as taxas de absenteísmo devem fazer parte das métricas de gestão de pessoas.

Além da frequência com que os funcionários deixam de ir ao trabalho, deve-se analisar as justificativas e motivos mais comuns. Com essas informações, é possível identificar, por exemplo, padrões de doenças e qual o problema que aflige os funcionários.

Dessa forma fica mais fácil encontrar a origem do problema, que pode estar relacionado com a forma de atuação da empresa. Por exemplo, em algumas companhias, o absenteísmo pode estar sendo causado pelo estresse no trabalho.

  1. Satisfação dos colaboradores

Não tenha dúvidas que um funcionário satisfeito no trabalho será capaz de entregar resultados muito melhores.

Muitas organizações estão cada vez mais preocupadas em fazer seus colaboradores se sentirem mais felizes no ambiente de trabalho, e isso explica a importância de medir a satisfação da sua equipe.

Até um tempo atrás, essa era uma das métricas pouco claras para as empresas, pois a satisfação já não estava mais ligada apenas ao salário oferecido, havendo outros fatores importantes a serem levados em consideração.

Houve mudanças nessas perspectivas e uma delas foi a compreensão de que nível de satisfação deve ser avaliado em relação à cultura organizacional de uma empresa de curso de segurança e saúde ocupacional.

É preciso que os colaboradores se identifiquem com os valores da empresa para que realmente se sintam parte dela, e consequentemente, mais felizes.

  1. Evolução da carreira

Ter seu trabalho reconhecido por seus gestores é um fator determinante para a motivação de qualquer colaborador. O reconhecimento no mundo corporativo vai além de receber elogios, dizendo respeito à oferta de oportunidades.

Dessa forma, mesmo em companhias cujas políticas incluem planos de carreira, os gestores devem usar métricas para analisar a evolução na carreira de seus colaboradores.

Isso é uma forma de demonstrar comprometimento com a equipe, além dos gestores ajudarem o setor de RH a provar sua eficácia.

Ao se ter indicadores positivos, é possível mostrar aos times que eles estão crescendo junto com a empresa. A evolução na carreira é uma métrica cada vez mais importante também para a retenção e atração de talentos.

  1. Desenvolvimento de pessoas

Ao trabalhar com gestão de pessoas, é fácil detectar quem são os colaboradores mais esforçados, comprometidos e que estão sempre em busca de uma melhor qualificação.

Mesmo que os trabalhadores possam ter iniciativa própria para isso, a empresa deve estar atenta ao preparo das equipes e oferecer todos os meios para isso.

Verifique se sua organização de monitoramento ambiental tem realizado treinamento, cursos e workshops para seus trabalhadores.

Essas atividades são essenciais para o aperfeiçoamento dos colaboradores, desenvolvimento de competências e habilidades que impactam os resultados de forma direta.

Como criar uma gestão fundamentada em métricas?

É importante ter em mente que a implementação de novas práticas de gestão é feita de forma gradual, não acontecendo de um dia para o outro. Visando diminuir as dificuldades e garantir que todos acompanhem o processo, é preciso que os gestores respeitem o ritmo das transformações.

Para definir métricas de gestão de pessoas, o primeiro passo é verificar se elas são compatíveis com os valores organizacionais da sua empresa.

Verificado isso, as equipes devem trabalhar em conjunto a fim de criar uma cultura de resultados para tornar as métricas mais relevantes.

É importante também que os gestores ajam de forma criteriosa para evitar possíveis incompatibilidades com os interesses de outros departamentos.

Outro ponto essencial é contar com uma formação especializada para trabalhar a fundo os principais conceitos da gestão, fazendo toda a diferença.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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