Gestão de Conflitos: saiba como aplicar na sua empresa

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Saber fazer uma boa gestão de conflitos internos é essencial para manter um bom clima organizacional e a união da equipe, fazendo com que todos entendam a sua importância no dia a dia da rotina de uma empresa.

Toda empresa e todo tipo de relação possui conflitos, que não são necessariamente brigas, mas que geram um clima pesado e desconfortável para todos os presentes no espaço e que precisa ser solucionado com agilidade.

Qualquer tipo de empresa é composta por pessoas, e pessoas possuem suas diferenças de personalidade, opiniões, crença e ideias que, em algum momento, podem entrar em conflito dentro da empresa.

Por isso, saber como fazer uma boa gestão de conflitos é uma maneira de saber como agir caso essas divergências venham à tona de uma maneira agressiva, onde dois ou mais colegas acabam se desentendendo.

Seja dentro de uma equipe de instalação de ar condicionado industrial ou até mesmo em uma escola particular, saber como lidar com pessoas é um grande desafio, mas algo essencial para o sucesso de uma empresa.

Isso porque toda empresa já passou, está passando ou passará por algum momento de conflito, e isso não é o fim do mundo, mas algo normal e que precisa ser tratado da maneira correta para que a solução seja boa para ambas as partes.

Por isso, hoje iremos entender a importância de uma boa gestão de conflitos, os benefícios disso dentro da sua empresa e como realizar essa gestão de forma eficaz, além de manter um bom clima organizacional.

A importância de uma boa gestão de conflitos

A ação de gerir uma área significa o cuidado com tudo o que a envolve, desde pessoas e processos até ferramentas usadas e estratégias aplicadas. Não é à toa que praticamente toda área dentro de uma empresa conta com um gestor para cuidar dela.

Uma rede de empresas de limpeza e higienização de reservatórios de água só se tornou a melhor em seu segmento devido à ótima gestão realizada em todas as áreas, inclusive a gestão de conflitos, quando eles acontecem.

Como mencionamos, conflitos sempre acontecem, ainda mais dentro de uma empresa onde diferentes pessoas precisam se unir em prol de algo maior, que é o sucesso e bons resultados da marca.

Não é novidade para ninguém que a gestão em si já é algo extremamente importante para qualquer área da empresa, pois ela, além de cuidar de tudo o que envolve o setor, ainda entende como encontrar a melhor solução para ambos os lados.

Afinal de contas, para que um conflito aconteça, é preciso que duas partes pensem diferentes e justamente por isso que o conflito surge, e solucioná-lo pode parecer um grande desafio para o gestor.

Assim como o gestor de uma empresa de montagem de painel elétrico precisa escolher qual equipe será responsável por determinado trabalho, o gestor de conflitos precisa escolher qual a melhor solução para o problema sem que abrace apenas um dos lados.

Por isso, a gestão de conflitos está longe de ser algo fácil e simples, mas é um processo necessário e que precisa ser feito com muito cuidado e atenção para que os benefícios sejam os melhores possíveis, como:

  • Melhor clima organizacional;
  • Melhores resultados;
  • União interna;
  • Assertividade de processos;
  • Comunicação eficaz;
  • Engajamento interno.

Pode até parecer um processo difícil, mas apostar nele traz ainda mais resultados positivos para a empresa, garantindo que todos os colaboradores tenham o seu espaço de expressão e possam trocar entre si.

Dicas para fazer uma boa gestão de conflitos

Estruturar uma gestão de conflitos está longe de ser o bicho de sete cabeças que muitos pensam, ainda mais quando se sabe como fazer isso da maneira correta. E para te ajudar com isso, selecionamos algumas dicas essenciais para uma gestão de conflitos, confira:

Entenda os fatos

Assim como um escritório de assessoria contábil trabalha com os fatos da realidade de seus clientes para ajudá-los da melhor maneira possível, é preciso que você entenda bem quais são os fatores que englobam o conflito dentro da empresa.

Procure entender de onde surgiu o conflito, o que influenciou para que ele acontecesse e como está o desenrolar da solução, tudo isso te ajudará a entender a situação de maneira imparcial, sabendo ouvir e abraçar ambas as partes.

Estabeleça pontos de vista

Toda história tem dois lados, essa é uma frase clichê, mas que é uma grande verdade, afinal de contas, todo conflito possui o lado que se acha a vítima e o outro que é o vilão da história, e entender ambos é essencial para uma boa gestão.

Sendo assim, converse com os colaboradores e estabeleça os dois pontos de vistas para que você veja no que um está certo e no que o outro pode estar errado e vice versa. Isso te ajudará a entender a situação como um todo e ser imparcial em sua decisão de solução.

Foque nas necessidades

Quando uma empresa entende a necessidade de uma boa integração de sistemas de automação, ela faz o que é possível para encontrar o que precisa e solucionar um problema que pode estar atrapalhando a sua rotina.

Para uma boa gestão de conflitos, é preciso focar nas necessidades das pessoas e no que a empresa pode fazer para melhorar a situação e garantir que todos sejam atendidos de maneira eficaz e otimizada.

Desenvolva possíveis soluções

Entenda que possíveis soluções não são soluções definitivas, são opções que podem surgir e que ainda serão avaliadas para saber se elas realmente podem ser soluções que façam a diferença no ambiente.

Por isso, é importante desenvolver possíveis soluções para os conflitos e apresentar aos envolvidos para saber o que eles acham e até mesmo se possuem ideias melhores, isso irá gerar mais participação dos próprios envolvidos na solução do problema.

Essas são dicas simples, mas que fazem toda a diferença na gestão de conflitos, seja em uma empresa terceirizada de limpeza de escritório ou até mesmo em uma clínica médica, mudando por completo a sua relação dentro desses tipos de problemas.

Saiba como manter o bom clima organizacional

Saber gerir conflitos de maneira eficaz é extremamente importante dentro de uma empresa, mas manter o bom clima organizacional é uma forma de evitar que esse conflitos venham a acontecer dentro da equipe.

Como já falamos, conflitos são situações completamente normais e que podem acontecer em qualquer lugar, mas isso não significa que eles podem acontecer com frequência, pois isso mostra alguma defasagem da empresa.

Por isso, cuidar do clima organizacional é uma ótima forma de evitar esses conflitos e até mesmo de garantir que, mesmo quando eles acontecerem, os colaboradores estarão dentro de um ambiente saudável e aberto para conversar uns com os outros.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que o clima organizacional da sua empresa seja cada dia melhor, independentemente se for em uma empresa que presta serviços de limpeza em condomínios ou vende algum produto físico. Confira:

Seja um bom líder

Ser um bom líder está diretamente ligado à ação de ser um bom exemplo para seus liderados, pois o líder não é aquele que dá ordens e espera o trabalho chegar pronto, mas é aquele que coloca a mão na massa e ajuda a todos em qualquer momento e no que for preciso.

Por isso, ser um bom líder é qualidade essencial para que o clima organizacional seja o melhor possível e ofereça aos seus colaboradores o espaço que eles precisam para se abrir e falar tanto sobre o que gostam e o que precisa ser melhorado na empresa.

Promova atividades em grupo

As atividades em grupo são ótimas para que todos da equipe possam se conhecer e trabalhar em equipe, provendo o conceito de trabalho em união, onde um só não trabalha apenas por si, mas por toda uma equipe e empresa.

Assim como o melhor fornecedor de luminária led do país precisa de pessoas para fazer tudo acontecer, promover reuniões e dinâmicas em grupo é essencial para que a equipe esteja unida e sinta resolver seus conflitos de forma madura e saudável.

Aplique feedbacks

Os feedbacks fazem toda a diferença na vida e na carreira de qualquer pessoa, pois eles mostram o que há de forte na pessoa e o que pode ser melhorado para o seu próprio bem, visando seu desenvolvimento, amadurecimento e crescimento profissional e pessoal.

Por isso, aplicar feedbacks em grupos e individuais ajudam os colaboradores a entenderem mais sobre si mesmos e se verem pelos olhos de gestão, o que traz uma outra ideia para que eles possam mudar o que é necessário.

Essas são dicas que podem parecer banais, mas fazem toda a diferença no clima organizacional da empresa, garantindo um ambiente saudável e confortável para todos os presentes.

Considerações finais 

Conflitos são situações desconfortáveis, mas que sempre irão acontecer. Dentro de uma gestão, focar nos conflitos não é uma opção, mas entender seus motivos e procurar a melhor solução é o caminho ideal.

Dessa forma, você investe na construção de uma empresa e de uma equipe formada por pessoas que entendem a importância de seu trabalho e do trabalho em grupo, gerando um ambiente de união e suporte para quem precisar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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