Pomodoro, por que esse processo é eficaz e aumenta o desempenho?

A técnica pomodoro é uma das técnicas de desempenho e gerenciamento de tempo mais populares usadas atualmente. Foi desenvolvida na década de 1980 e visa atingir a máxima concentração e produtividade, permitindo-lhe concluir os seus projetos de forma mais eficaz.

De fato, essa é uma técnica que serve tanto para ser implementada em aspectos pessoais, como gerenciar o seu tempo em casa fazendo alguma atividade, como para treinamento de colaboradores em empresas.

Ou seja, serve tanto para implementar nos estudos para um concurso, como para uma empresa de consultoria em gestão de empresas treinar os colaboradores para serem mais produtivos em suas demandas.

Vamos abordar mais detalhes sobre essa técnica a seguir!

O que é a técnica pomodoro?

Como abordado anteriormente, a técnica pomodoro é um método de produtividade e gerenciamento de tempo desenvolvido no final da década de 1980 pelo ítalo-americano Francesco Cirillo.

Seu nome deriva daqueles cronômetros de cozinha em forma de tomate. Apesar de seu poder, a técnica do tomate tem um problema: o fato de ser tão simples leva muitas pessoas a subestimá-la ou desconsiderá-la.

No entanto, é uma técnica que pode contribuir e muito para a produtividade em todas as áreas da vida. Ou seja, se você está procurando algo que aumente a concentração nos seus estudos ou no trabalho, a técnica pomodoro é a ferramenta certa para você.

Por que é importante utilizar essa técnica?

Concluir tarefas diárias ou atingir metas de trabalho pode ser um grande desafio, especialmente se você for autônomo ou freelancer, por exemplo, visto que tem mais liberdade para adaptar a rotina, porém pode não ser tão produtivo assim.

Ou seja, há sempre algo a fazer – seja mais ou menos importante – desde pagar as contas ou fazer um telefonema, até organizar uma gaveta ou verificar os preços dos voos daquela viagem que tanto quer fazer.

Logo, a técnica do tomate é baseada em um importante planejamento de tempo a fim de minimizar o risco de se distrair, não ser produtivo o suficiente e não cumprir prazos.

Consequentemente, é uma técnica perfeita para empresários, colaboradores, empreendedores, startups, desenvolvedores, designers e freelancers em geral.

Ou seja, em um em um exemplo prático, uma empresa terceirizada de limpeza de escritório pode treinar seus colaboradores a realizarem os processos de limpeza de forma mais dinâmica, com períodos curtos em cada compartimento e assim sucessivamente.

Sem dúvidas será um grande diferencial para quem quer ser mais produtivo tanto pessoalmente, como nas empresas.

Como funciona a técnica do tomate?

A técnica pomodoro é muito eficaz, pois, se implementada corretamente, ajuda a combater as distrações, a organizar melhor o tempo disponível e a melhorar a produtividade no trabalho.

Em síntese, é uma técnica bastante adaptável e abrangente, podendo ser utilizada por funcionários de diversas áreas, como negócio de fabricante de casinhas plásticas para cachorro, por exemplo.

Logo, não é algo destinado exclusivamente para dar pausas nos estudos, mas pode ser utilizado também para melhorar a produtividade no trabalho, bem como das equipes colaboradoras.

Vamos descobrir a técnica do tomate examinando-a passo a passo.

Passo a passo da técnica pomodoro

Algumas precauções simples podem aumentar o sucesso de um projeto. A técnica do tomate pode ajudar nesse sentido, como vimos alguns exemplos nos tópicos anteriores. 

Para implementar essa técnica, basta planejar seu tempo em intervalos e fazer pequenas pausas entre eles. A técnica determina 25 minutos com intervalos de 5 minutos, mas certamente você pode se adaptar.

No entanto, tem todo um estudo que o levou a concluir que esse período de 25 minutos é ideal para aplicar o foco total.

Além disso, a técnica determina que após equivalente a 100 minutos de trabalho, deve-se aplicar um total de 15 minutos de pausas. Mas, como citado, você poderá fazer uma pausa maior, como de 15 a 30 minutos, caso queira mudar.

Se, por exemplo, você trabalha em uma empresa de gestão de documentos, é ideal adaptar para o tempo necessário que você acha que consegue ser totalmente produtivo. O importante é aplicar o princípio.

Defina suas metas de jornada de trabalho e estime o tempo disponível

Divida a atividade de trabalho em sessões de 25 minutos cada. Marque a hora configurando um “temporizador pomodoro” de 25 minutos. Faça uma pequena pausa a cada 25 minutos – isso treinará seu cérebro para se concentrar por curtos períodos e mantê-lo produtivo e criativo.

A cada 4 “tomates” (ou seja, os períodos de atividade laboral) faça uma pausa mais longa.

Repita o processo várias vezes ao longo do dia para realizar suas tarefas sem abrir mão de algumas pequenas distrações. 

Continue aperfeiçoando o método do tomate

Praticando você melhora gradualmente a técnica do tomate. Você será capaz de cronometrar seu trabalho de forma eficaz, dando a cada atividade a quantidade certa de tempo.

Isso também o ajudará a estimar o tempo total necessário para concluir um trabalho, sem perder momentos de lazer e distração.

Você também pode contar com um software específico para ajudá-lo, já que existem muitos aplicativos na técnica pomodoro que permitem organizar compromissos semanais, definir o cronômetro Pomodoro e gerenciar atividades.

Tudo isso por meio de práticas de lista de tarefas, monitorando também o tempo de concentração que você precisa manter.

No entanto, o uso de um tomate online é recomendado para quem já está bastante familiarizado com esse método, pois a proximidade de um smartphone aumenta muito o risco de se distrair.

Como aplicar a técnica do tomate?

Se você ainda tem dúvidas sobre como aplicar as técnicas de pomodoro, vamos dar algumas dicas importantes.

Faça uma lista de tarefas

Liste as tarefas diárias a serem feitas e classifique-as por importância e urgência. Anotá-las em um pedaço de papel ajudará você a acompanhar seu progresso.

Em cada atividade, desenhe quantos tomates forem estimados para sua conclusão. Sempre que um cronômetro de tomate soar, lembre-se de marcar a caixa relevante. No final do dia, você ficará surpreso ao descobrir o quão produtivo você foi.

Principalmente se você trabalha em cargo de suporte técnico em TI, já que esse método pode ajudá-lo a gerenciar o tempo para prestar serviço a cada cliente.

Resista à tentação

Aplicar a técnica do tomate pode ser simples, mas completá-la com sucesso é um verdadeiro desafio.

Quando você estiver tentado a se distrair antes que o cronômetro do tomate acabe, em vez de ceder à tentação, anote as atividades que gostaria de fazer em um pedaço de papel e depois volte ao trabalho. Você vai fazer isso em seu tempo de inatividade.

Se as distrações vierem de seus colegas de trabalho da assessoria contábil para empresas, tente essas dicas:

  • Informe que está ocupado;
  • Retorne a ligação quando estiver livre;
  • Agende quando você ligará de volta;
  • Ligue de volta ao seu colega quando terminar o tomate.

Respeite o cronômetro de tomate! Uma vez praticado, os 25 minutos de trabalho parecerão voar e você também se sentirá capaz de pular uma ou mais pausas.

Isso irá ajudá-lo a evitar o acúmulo de pausas e não comprometer a gestão adequada do tempo e sua produtividade.

Aproveite ao máximo suas pausas, já que elas são muito importantes. No início você notará que 5 minutos serão insuficientes, e principalmente se você os usar mal, correrá o risco de procrastinar e, portanto, atrasar o retorno ao trabalho.

Portanto, aqui está o que NÃO fazer durante seus intervalos:

  • Acessar redes sociais ou verificar mensagens no seu telefone;
  • Ler ou responder a e-mails;
  • Continuar pensando no trabalho;
  • Comprometer-se a fazer atividades cansativas, demoradas ou complexas.

O que você pode fazer em vez disso?

  • Beber água ou café;
  • Esticar-se ou alongar-se;
  • Pegar um pouco de ar fresco;
  • Ouvir alguma música;

Tente fazer isso e notará grande diferença na sua produtividade e concentração nos períodos de ação.

A técnica é útil para todos?

Sim, sem dúvidas a técnica do tomate é útil para todos. Além de estudantes e freelancers, a técnica pomodoro é fortemente recomendada para quem trabalha em empresas com rotinas pesadas.

Um exemplo é o trabalho em restaurantes, em que é preciso manusear maquinas e equipamentos para industria alimentícia, por exemplo. 

Os benefícios da técnica do tomate

Sem sombra de dúvidas, essa técnica proporciona diversos benefícios no dia a dia. Vamos listar os principais benefícios a seguir:

Aumenta sua capacidade de concentração e produtividade

O principal efeito positivo que você notará é o aumento da concentração e da produtividade, fazendo com que você deixe outros assuntos em um canto na sua mente para retomá-lo assim que possível.

Ou seja, se você trabalha em serviço de entrega de encomendas, se sente muito cansado como se os trabalhos nunca fossem concluídos a tempo, se aplicar corretamente a técnica, notará essa grande diferença, mas isso com consistência e a longo prazo.

Reduz a complexidade do estudo e do trabalho

A técnica do tomate obriga você a dividir seus projetos e tarefas em blocos de 25 minutos. Um grande projeto pode então se tornar uma série de mini tarefas a serem concluídas antes do intervalo, tudo isso simplifica muito as atividades de estudo e trabalho.

Aumenta a motivação

Você já notou aquela satisfação que sente quando conclui uma tarefa ou talvez um projeto longo? Sem dúvida, a técnica pomodoro permite aumentar a motivação, tendo em vista que os trabalhos são concluídos a tempo e traz a sensação de satisfação de ter a concluído.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Esta entrada foi publicada em Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.