Por que a comunicação estratégica é tão importante?

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A comunicação é uma das armas mais fortes para qualquer pessoa ou empresa que deseja ter um público engajado em suas ações de marketing, independente de quem você seja ou do que você faça, a comunicação é por natureza essencial.

O primeiro passo é compreender que o ser humano foi feito para viver em comunidade, ou seja, a nossa natureza exige que tenhamos contato com outras pessoas de nossa espécie e até de outras.

É por isso que, historicamente, seres humanos vivem em bando e até adestraram uma série de animais para ajudar em tarefas, segurança, e é claro, comunicar-se com eles. Na pré-história, homens das cavernas que se comunicavam mais conseguiam mais alimento.

As tribos passaram a coexistir e foram sendo formadas as primeiras sociedades. Uma sociedade é, por definição, uma série de pessoas que se comunicam entre si e vivem costumes parecidos.

Prova disso é que, se colocarmos pessoas de diferentes nacionalidades em um mesmo local, o primeiro grande desafio será o idioma. Em seguida, os costumes e como cada ser presente no ambiente age dentro do ambiente imposto.

Um francês, por exemplo, utiliza acessorios para datadores de maneira diferente que um chinês, e também tem costumes e modos diferentes de agir. Note como a comunicação atua nesse contexto de sociedade e não é diferente quando falamos de empresas.

A importância da comunicação organizacional

O termo comunicação organizacional deve-se pelos diversos estudos feitos ao longos dos anos que busca encontrar diferentes maneiras de estimular colaboradores a falarem a mesma língua dentro de uma empresa, ou seja, atuarem para o mesmo fim.

Um grande exemplo disso são os serviços de call center, que cada vez mais estão tentando trazer para suas empresas estímulos positivos para seus colaboradores trabalharem de forma mais satisfatória e conseguirem bater metas.

Fato é que, com a concorrência existente no mercado, bons colaboradores precisam ser mantidos dentro da empresa. Quaisquer estímulos negativos podem fazer essa pessoa simplesmente migrar para uma concorrente.

Foi-se o tempo onde a expressão “qualquer um é substituível” podia ser utilizada, afinal pessoas falam entre si graças às redes sociais, e empresas que não realizam um bom trabalho de comunicação interna acabam sendo mal faladas no mercado.

É parecido quando uma administração de condomínio comercial não é feita da melhor maneira, as pessoas passam a questionar os líderes e o prédio pode ficar mal falado entre as pessoas.

A sua empresa é uma casa e dentro de nossas casas existem costumes, regras e modos a serem seguidos. Existe também um objetivo a ser conquistado em cada tarefa realizada, mas para que tudo isso seja construído é necessário também a manutenção desse espaço.

A cultura da empresa

Sempre que vemos duas pessoas prestando referência uma para outra, logo pensamos nos nossos irmãos japoneses. Isso porque é extremamente comum entre eles o respeito mútuo. Logo, eles inclinam-se uns para os outros como sinal de cumprimento.

Sabemos disso porque a cultura japonesa é mundialmente conhecida e é isso que a comunicação organizacional tenta trazer para todas as empresas do ramo. Quando pensamos em uma marca que consumimos continuamente, sabemos a forma como ela age.

Se consumirmos alguma empresa que não é capaz de disponibilizar bons frutos para nós, logo deixamos de usá-la. Também quando queremos entrar em uma empresa dos sonhos, lemos tudo sobre ela e sabemos a maneira daquela marca trabalhar.

A cultura é a essência daquela empresa e deve estar permeada em todos os cantos dela. É como quando um desenvolvimento de software automação comercial é feito por alguém muito famoso e identificamos o trabalho da pessoa.

O famoso empresário Walt Disney dizia na década de 1930 que seus parques passariam a imagem que ele sempre sonhou para todas as suas empresas e qualquer pessoa do mundo que os visitassem saberia exatamente onde estava.

Isso é o norte para os parques de diversões do lendário empreendedor até os dias de hoje. Note como a cultura do espaço é relevante e a necessidade de desenvolver não somente para os clientes, mas para os colaboradores a essencialidade de “vestir a camisa”.

Esse é o mais puro sentido da expressão “comunicação estratégica” a qual daremos algumas dicas de como desenvolver em seu negócio.

Critérios de qualidade

Depois que seu colaborador já reconhece a cultura empresarial da sua assessoria contábil para empresas, será necessário construir diversos padrões de qualidade dentro dos diferentes processos que envolvem a sua empresa.

Esses critérios precisam ser rigorosamente seguidos por todas as pessoas que estiverem submetidas a eles, isso porque o primeiro passo para conquistar uma comunicação estratégica é ter um alto senso de responsabilidade com o que será entregue.

Veja alguns locais em que você pode colocar padrões de qualidade em seu negócio:

  • Limpeza de ambientes internos da empresa;
  • Entrega dos produtos no dia prometido;
  • Qualidade da embalagem;
  • Qualidade do produto;
  • Atendimento ao cliente.

Citamos cinco tópicos extremamente relevantes e que você parar para pensar é possível que já tenha tido experiências negativas em todas elas. Seja qual for o segmento da empresa, é comum que erros e maus momentos sejam lembrados com facilidade.

Imagine uma empresa de consultoria técnica ambiental que não adota nenhuma medida verde em seus ambientes? Ou quem sabe empresas que prestam um péssimo atendimento ao consumidor em momentos de necessidade.

Esse tipo de ocorrido é mais comum do que pensamos, por isso estabelecer um critério de qualidade e metas a serem alcançadas nesses quesitos relevantes é o primeiro passo. Seu colaborador e consumidor precisa entender que algo deve e foi rigorosamente respeitado.

Automatização de processos

Empresas modernas como as que prestam serviço de cross docking devem seguir um alto padrão de automatização em seus processos internos. Como dissemos, para que um colaborador sinta-se integrado à empresa, ele precisa de um ambiente saudável.

E quando falamos disso não estamos dizendo apenas de horários flexíveis e salário compatível com o mercado, mas uma estrutura capaz de recebê-lo e incentivá-lo a trabalhar o máximo que conseguir.

Sistemas on-line que possibilitem um horário flexível, além de atender o consumidor de forma eficaz fará toda a diferença no final do mês quando os lucros forem analisados. Todos esses processos demandam tempo, mas são reais e necessários.

Lembre-se que até mesmo empresas centenárias tiveram de se adaptar e mesmo que exista uma certa nostalgia pelo antigo, ela vai até certo ponto e atinge um público específico de consumidores.

Não sabemos o que você faz, mas se tiver a oportunidade de integrar automação em seus serviços, é bem possível que consiga instaurar uma comunicação estratégica com seu consumidor de forma mais efetiva.

Motive seus colaboradores

Sua empresa pode ser o ponto inicial para muitas pessoas, ao mesmo tempo que pode ser a oportunidade da vida de muitas outras. O ideal é sempre motivar quem está trabalhando com você e isso pode ser feito de maneiras simples.

O mais forte e poderoso estímulo que alguém pode receber, segundo especialistas, é por meio de uma remuneração compatível com o mercado. Pessoas que recebem bons salários ou bônus por cumprirem metas são notavelmente mais engajadas com o trabalho.

Contudo, dinheiro não é tudo. Existem outras formas de motivá-los como por exemplo, jantares para quem conseguir bater metas, ingressos para eventos e até palestras internas.

Existe também a possibilidade de presentear colaboradores em datas comemorativas e lembrar momentos importantes dentro da empresa. Tudo isso faz o ser humano criar apego no local em que trabalha.

Promova dinâmicas em grupo, almoços e até happy hours, seja criativo. O objetivo é mostrar a seu colaborador a importância dele e manter sua produção sempre em alta, como a regularização ambiental de empresas.

Por isso, contrate bons profissionais de recursos humanos e de comunicação para desenvolver esse tipo de trabalho.

Ninguém precisa saber de tudo

Informações cruzadas fazem o famoso “telefone sem fio”, e isso é extremamente prejudicial para uma empresa. Lembre-se que o cliente não quer saber dos problemas que sua empresa teve, mas quer o produto pronto e funcionando em suas mãos no tempo prometido.

Por isso, nossa última dica é desenvolver uma comunicação inteligente entre setores e hierarquia. Os assuntos precisam ser passados para pessoas de interesse e que possam resolver o problema.

Deixe sempre as informações relevantes com diretores e repasse os gerentes. Peça sempre que os gerentes querem uma boa relação com os operadores, deste modo, erros são facilmente corrigidos.

A comunicação estratégica visa construir um sistema de distribuição de informações inteligente evitando o telefone sem fio. Todos os pontos citados acima, aliados a uma boa escolha de líderes, possibilitará a construção desse sistema para seu negócio.

Entendeu por que a comunicação estratégica é tão importante? Comece a praticá-la em seu negócio e colha os frutos no futuro.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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