Google muda interface do Android Auto em maior atualização desde 2019

Na esteira da enxurrada de anúncios do evento I/O, o Google anunciou na última semana uma enorme atualização para o Android Auto, sua plataforma multimídia para carros, provavelmente a maior desde 2019.

A principal novidade está na interface UI do aplicativo, que agora é muito mais fácil de navegar. Para se adaptar melhor a telas mais amplas, a empresa tornou o modo de telas divididas como padrão em todos os dispositivos, o dashboard, aliás, ficou muito parecido com o do Apple CarPlay.

Captura de tela da atualização do Android Auto
Google/Divulgação

Desta forma, o motorista consegue ver os apps de mapas, reprodução de música e mensagens de texto, em formato de cards, ao mesmo tempo. Será possível, portanto, pausar rapidamente uma música no Android Auto e mandar uma mensagem sem ter que pular de menus, realizar configurações ou executar uma enormidade de aplicativos lado a lado.

Como no CarPlay, o maior card será o do Google Maps ou qualquer app de navegação executado no Android Auto, mas, diferentemente do sistema da Apple, os usuários do Google também receberão um painel dinâmico que exibirá notificações e chamadas perdidas.

Captura de tela da atualização do Android Auto
Google/Divulgação

Ao mesmo tempo, para flexibilizar os controles de viva-voz, o Google vai oferecer melhores sugestões contextuais para ações como retorno de chamadas e horários de entrega de mensagens de texto.

A parte inferior da tela agora vem com uma barra que remonta à barra de tarefas do Chromebook. Nela, os usuários receberão informações como hora, sinal do celular e nível da bateria. Já no lado esquerdo, o usuário terá acesso ao Assistente, ver notificações e acessar a gaveta de aplicativos.

Diante da crescente variedade de telas nos novos carros, o Google também vai melhorar o suporte para layouts adaptáveis. Desta forma, independente de optar por uma tela em formato paisagem ou retrato no painel, a interface do Android Auto mostrará todas as informações pertinentes a partir desta nova atualização.

Novidades no Android Automotive

O Google também vai expandir suas opções de entretenimento em carros com sistemas operacionais baseados no Android Automotive (que não é a mesma coisa do Android Auto, apesar do nome), oferecendo maior suporte aos apps de streaming. Ainda no início do ano, durante a CES 2022, a empresa demonstrou como a plataforma poderá transmitir clipes do YouTube e, agora, os apps Tubi TV e Epix Now serão adicionados ao cardápio.

No futuro, os passageiros também poderão, segundo o Google, transmitir conteúdo dos smartphones na tela integrada ao veículo. O recurso, no entanto, ainda não há previsão para ser implantado.

De acordo com o Google, a nova atualização do Android Auto deve ser liberada para os primeiros usuários em setembro deste ano.

Fonte: Olhar Digital

LEIA TAMBÉM:

Samsung Galaxy: mais veículos já podem ser destrancados pelo celular com a chave digital

Android: sistema do Google permitirá usar o celular como chave do carro

Android Auto para celulares será descontinuado e substituído pelo modo carro da Google Assistente

Veículos da Ford agora podem informar se estão sendo roubados

Apple Car: LG deve ser uma das parceiras no desenvolvimento do carro autônomo

Car Thing: Spotify apresenta dispositivo para carros

Onda de furto de carros por hackers ocorre em Londres e pode chegar ao Brasil

Documentos de registro e transferência de veículos passam a ser digitais

Motos da Harley-Davidson agora trazem o Android Auto

TIM e Fiat Chrysler transformarão os automóveis em verdadeiros smartphones sobre rodas

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.