Descobrir como consultar a situação do Título de Eleitor online é um cuidado essencial para se ter antes de ir às urnas. Com o período de eleições cada vez mais próximo, todos os eleitores podem consultar sua situação eleitoral através do site oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e também através o aplicativo E-Título onde a consulta é realizada de forma automática.
A consulta da situação do Título de Eleitor permite saber se o título de eleitor está regular, se sua biometria foi coletada e também se existem inconsistências nos dados cadastrais. Assim, é possível saber se seu título de eleitor está em dia com facilidade. Veja como fazer:
- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (Web);
- Na aba “Situação Eleitoral”, digite seu nome completo, CPF ou número do título de eleitor;
- Então, clique em “Consultar”;
- Em seguida, confirme o reCAPTCHA para concluir a solicitação;
- Feito isso, você terá consultado a situação do título eleitoral com sucesso.
Como faço para regularizar a situação do título eleitoral?
Você pode regularizar seu Título de Eleitor atualizando dados cadastrais através do portal “Título Net” do TSE. Acessando esse site, basta selecionar seu UF, inserir suas informações cadastrais e selecionar a opção que se enquadra com seu título de eleitor. Caso a situação eleitoral esteja irregular, é possível consultar seus débitos como eleitor e evitar possíveis multas online para tornar sua situação regular novamente.
Precisa ter biometria para votar?
Segundo o TSE, eleitores sem o cadastro da biometria não serão impedidos de votar. Isso porque o cadastro biométrico continua suspenso em todo país, tal medida foi tomada a fim de prevenir a disseminação da covid-19. Você pode votar apresentando seu título de eleitor físico, digital ou documento com foto (RG, CPF, CNH).
Precisa do Título de Eleitor para votar?
Caso seu Título de Eleitor tenha sido danificado ou perdido, você ainda pode votar usando seu documento de identidade com foto ou aplicativo do E-Título (Android | iOS). Para isso, só é necessário estar com a situação eleitoral regular no sistema do TSE.
Além disso, cidadãos que mudaram de cidade recentemente, também podem transferir seu título para outra zona eleitoral com facilidade através do sistema do TSE.
Fonte: Canaltech
LEIA TAMBÉM:
Eleições 2022: TSE irá informar quando o app e-Título estiver fora do ar ou instável
Voto pelo celular: especialistas advertem sobre os riscos do projeto do TSE
TSE avalia possibilidade de votação pelo celular para as eleições de 2022
TSE planeja utilizar aplicativo e-Título para validação de impressões digitais dos eleitores
Documentos no smartphone: plataforma digital já começa a substituir o papel