A importância do tempo de intervalos no expediente em call center

Para otimizar o nível do trabalho executado, diversas ações e ferramentas precisam ser levadas em conta. É fácil pensar na adequação dos equipamentos e outras ações similares, contudo a qualidade de um serviço também pode ser garantida por meio de intervalos.

Pois da mesma forma com que uma máquina precisa contar com um sistema de resfriamento, para que o seu trabalho contínuo não acabe por prejudicar o funcionamento de um equipamento, a mesma coisa pode ser dita em relação à força de trabalho humana.

Com a diferença que as pessoas não contam com um programa capaz de resfriar seu sistema interno, sendo preciso tirar uma pausa de suas atividades, para garantir com que o seu corpo esteja devidamente preparado para estar pronto de volta ao trabalho.

Pois assim como um sistema elétrico necessita de acessórios para cabos de aço, para garantir a melhor organização em relação aos fios a serem instalados em uma residência, o corpo humano também precisa contar com um sistema adequado de organização.

Porém estando voltado a um sistema a ser adotado acerca da execução de suas atividades de trabalho, algo a ser reconhecido, inclusive, pelos órgãos de fiscalização.

O valor de se adequar aos direitos trabalhistas

As leis trabalhistas foram criadas com o intuito de proteger os direitos de quem presta algum tipo de serviço, como um empregado junto à uma empresa. Existindo regras que foram sendo restabelecidas por meio da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Mas além de direitos como férias, 13º salário e licença maternidade, existem também as regras definidas para cada tipo de serviço, por meio de adequações que devem ser seguidas pelos ambientes de trabalho, para que seja regularizada sua situação.

Mas além da liberação para exercer atividades comerciais junto a um negócio, por meio de uma análise ergonômica do trabalho, a confirmar a qualidade de saúde dos funcionários contratados, tal análise também pode ser positiva em relação à qualidade dos serviços.

Pois quanto melhores forem as condições de trabalho apresentadas aos seus empregados, maiores poderão ser os níveis a serem alcançados por tal companhia, diante do empenho a ser executado por esses colaboradores, tendo condição para isso.

Existindo baseado nisso uma série de normas em relação ao trabalho, por meio de práticas definidas pela norma reguladora 17, a NR 17, responsável pela definição de parâmetros adequados para a realização de qualquer tipo de atividade braçal ou intelectual.

Destacando, por exemplo, a importância de lidar com um tempo de descanso adequado aos seus funcionários. Seja em atividades a serem executadas em uma fábrica, na confecção de peças em uma empresa de crachá, ou em um escritório de call center.

A importância do tempo de descanso no call center

Quando se fala sobre a relevância de organizar as atividades a serem executadas junto de um serviço que exige menos esforço físico, como é o caso dos call centers, é possível que exista um certo relaxamento em relação ao tempo de descanso.

Como a maior preocupação estando mais associada à disposição de equipamentos adequados para a execução dessa função, por meio de objetos como:

  • Aparelho de telefone;
  • Headsets;
  • Cadeira ergonômica;
  • Computador de mesa ou notebook.

De fato objetos necessários para tal tipo de trabalho, existindo uma responsabilidade por parte das empresas em fornecer esses equipamentos aos seus funcionários. No entanto, existe também uma responsabilidade acerca do bem-estar dessa equipe.

Ponto a ser alcançado por meio de uma rotina adequada de trabalho, no que envolve a definição de uma carga horária adequada. O que em relação aos call centers só é permitido um período de trabalho de 6 horas por dia e 36 horas semanais.

E junto desse tempo é preciso contar também com as pausas necessárias, como 2 períodos de 10 minutos, fora o tempo de almoço de 20 minutos. Todos a serem incluídos dentro do seu horário de serviço.

E se engana quem acha que isso pode ser um tempo perdido de expediente, pois ao descansar o corpo e a mente, é possível para tal funcionário melhorar o seu rendimento, impedindo que um esgotamento físico ou mental prejudique tal profissional.

Pelo contrário, com o tempo adequado de descanso, é possível contar então com um empenho ainda maior dos funcionários, otimizando o seu tempo de serviço.

Pois da mesma forma com que cabos elétricos são necessários para levar uma corrente elétrica de uma rede para outra, para garantir o fluxo de energia entre a sua equipe, o principal ponto responsável por essa manutenção é o tempo adequado de descanso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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