Uma boa alternativa para combater o desemprego é através da qualificação profissional. Nesse sentido, os cursos tecnológicos ganham cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. Trata-se de uma modalidade de graduação que mais recebe matrículas nas faculdades. Entre os atrativos, estão o tempo reduzido para formação e o ensino voltado ao mercado de trabalho.
Entenda o que é a graduação tecnológica
A graduação tecnológica é aquela que tem até três anos de duração, formando profissionais para nichos específicos do mercado de trabalho.
Por isso, as aulas focam mais na prática, preparando o aluno para solucionar problemas que fazem parte do dia a dia corporativo, nas linhas de produção das fábricas e também nas áreas de tecnologia.
Muitas aulas acontecem nos laboratórios e as habilidades priorizadas são as referentes ao exercício da profissão.
Uma formação com nível de graduação
A formação nos cursos de tecnologia são graduações, ou seja, o aluno é aprovado no nível superior, com o devido reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
A dica é justamente você consultar se a instituição de ensino escolhida está autorizada a fornecer o curso, com os devidos reconhecimentos do MEC.
É importante informar que a formação em um curso técnico também é aceita em concursos públicos que exigem nível superior.
Diferenciais dos cursos tecnológicos
Entre os diferenciais dos cursos tecnológicos, podemos citar os aspectos práticos das profissões.
Podem se inscrever em cursos tecnológicos quem concluiu o Ensino Médio, com aulas presenciais, semipresenciais ou a distância (EAD).
Vale enfatizar que os cursos tecnológicos são graduações, enquanto os técnicos são programas de nível médio.
Sabendo-se que a falta de qualificação profissional é um dos entraves no mercado de trabalho, nada melhor do que investir no conhecimento de olho em um bom emprego e sucesso profissional.
Fonte: Olhar Digital
LEIA TAMBÉM:
Ensino a distância: Google for Education ganhará mais de 50 novas ferramentas
Zoom cria fundo de US$ 100 milhões para investir em aplicativos que usam sua tecnologia
Aprenda a utilizar o Google Classroom no celular
O impacto do home office e tele-educação em tempos de confinamento