MIUI 13: o que esperar da nova versão do sistema Android da Xiaomi?

O Android 12 já chegou e, nesse mesmo barco, as versões personalizadas do sistema, desenvolvidas por fabricantes de celulares parceiras do Google, estão quase todas saindo do forno. Sendo assim, também estariam bem perto de serem apresentadas. Uma das mais aguardadas é a versão da Xiaomi, então, confira agora todas as novidades esperadas para a MIUI 13.

Data de lançamento

Ainda não dá para apontar um dia específico para o lançamento da MIUI 13, uma vez que nem a própria Xiaomi garante uma data certa para a estreia. Contudo, o CEO da fabricante, Lei Jun, anunciou em uma palestra que o sistema operacional será lançado no final de 2021, ou seja, do ano novo não passa.

É uma janela de oportunidade bem espaçosa para a novidade, mas não deve demorar muito para o sistema aparecer disponível em testes abertos para usuários mais curiosos.

Novo visual

A interface da Xiaomi não deve jogar fora os excelentes pontos das edições anteriores da MIUI, então os usuários da marca podem esperar um visual bem diferente daquele projetado pelo Google, recheado de retoques e com o conhecido capricho da fabricante chinesa.

Novos widgets da MIUI 13 seriam elementos importantes da nova interface e estão em testes na MIUI 12.5 (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

O que se espera dessa atualização é a renovação de ícones padrões, os ajustes na área de notificações e um retrabalho dos elementos mais presentes na interface. Ademais, animações, menus, efeitos e outros detalhes menores também devem mudar bastante, assim como acontece em toda grande atualização.

Por enquanto é cedo para dar palpites sobre a influência do Material You no design do sistema operacional. A Xiaomi sempre optou por um visual bem distinto do Android puro e dificilmente isso mudaria na MIUI 13. Porém, ainda dá para torcer para que o tema dinâmico se manifeste de alguma forma, já que ele é um recurso bem aguardado do sistema do robozinho.

Novos recursos da MIUI 13

Mais widgets

Um grande destaque da MIUI 13 herdado do Android 12 deve ser a renovação dos widgets. Supostamente, os complementos de aplicativos estarão totalmente refeitos na nova versão da interface, agora com cantos arredondados, visual uniformizado e com muita semelhança com o iOS, como dá para notar no print abaixo.

(Imagem: Reprodução/Gizmochina)

RAM virtual

Colocando de vez a novidade na mesa, a memória RAM “expansível” pode ser um dos recursos da MIUI 13. A ferramenta apareceu primeiro em testes na MIUI 12.5 e, basicamente, toma um pouco do armazenamento interno do celular para usar como memória de trabalho. A funcionalidade nada mais é que um quebra galho, então não espere que ela faça milagre em um aparelho mais velho.

Privacidade

Uma das novidades mais importantes do Android 12 é o Painel de Privacidade, um centro de informações relacionadas ao acesso a câmera e localização, por exemplo, aplicativos. No sistema base, a ferramenta permite visualizar permissões concedidas, horário em que elas foram utilizadas e revogar autorizações rapidamente.

(Imagem: Renato Santino/Canaltech)

Janelas flutuantes renovadas

Recurso antigo da MIUI, as janelas flutuantes são excelentes componentes para incrementar a capacidade de multitarefa da tela grande do celular. O recurso já é excelente na MIUI 12 e, na edição nova, tende a ficar ainda melhor, permitindo que usuários naveguem em diferentes apps, mesmo se eles não forem compatíveis com o modo de tela dividida.

Já em testes

A Xiaomi já anunciou que procurava voluntários para testar a nova versão de sua interface e notícias mais recentes dão conta de que o testes internos já ocorrem dentro da companhia, então é bem provável que mais novidades sobre o sistema sejam reveladas ainda neste ano.

Fonte: CanalTech

LEIA TAMBÉM:

Xiaomi irá aposentar a marca “Mi” de seus celulares

Xiaomi comemora 10 anos de seu primeiro celular reembolsando os compradores

Xiaomi deve superar Samsung e assumir liderança global na venda de smartphones

Samsung e Xiaomi podem trazer celular com ‘câmera invisível’ neste ano

MIUI 12 Global já está disponível para 31 celulares Xiaomi, Redmi e POCO. Confira a lista

CEO revela que Xiaomi Mi 11 será o primeiro celular do mundo com o processador Snapdragon 888

Xiaomi ultrapassa Apple em vendas de celulares no terceiro trimestre

Xiaomi lidera ranking de fabricantes de celulares mais valorizadas pelos clientes

Esta entrada foi publicada em Tecnologia e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.